Verstappen ganha em Abu Dhabi e é campeão do mundo na última volta

O domingo (12) fechou o campeonato da forma que ele foi o ano inteiro! Disputas, estratégia e a FIA não mostrando serviço.

Antes mesmo da corrida começar, foi anunciado que Nikita Mazepin não estaria presente na prova pois testou positivo para Covid-19 e como ele que foi o piloto a participar na quali, ninguém poderia lhe substituir.

A largada foi limpa, com uma bela ultrapassagem de Lewis Hamilton sobre Max Verstappen e perdas de posição por parte de Lando Norris e Valtteri Bottas.

O piloto da Red Bull Racing tentou um contato com Hamilton que saiu na pista e voltou cortando ela, diminuiu a velocidade o que a FIA contou como “devolvendo a diferença”, já que Verstappen também teria “culpa” por ter empurrado o concorrente.

Depois disso Hamilton não voltou a ser incomodado, Verstappen sofria com os pneus macios e veio para sua primeira parada colocando os duros, com intenção de ser a única. A Mercedes respondeu e também chamou seu piloto para o pit.

Enquanto Verstappen lutava contra Sainz na terceira colocação, Hamilton abria vantagem, mas chegava em Sergio Perez que estava no P1 por não ter parado.

Foi o duelo da corrida, a ponta que Verstappen tirou quase 6s de diferença em poucas voltas, Perez defendeu muito bem de Hamilton e depois que o heptacampeão passou, ele abriu para o companheiro de equipe e parou no pit por fim.

No restante do grid, Bottas se mantinha em pista sem parar no pit e chegou a terceira colocação, enquanto isso Kimi Raikkonen e George Russell abandonavam suas corridas por problemas no carro. Um fim triste para a carreira do finlandês!

Durante uma bandeira amarela no setor da parada de Russell, a dupla da RBR parou mais uma vez para trocar de pneus, mantendo os duros, mas agora novos para lutar contra Hamilton, que não parou! Ai começava a desenrolar o final da corrida.

O piloto da Red Bull tinha que tirar uma diferença de mais de 15s para Hamilton, e mesmo com os retardatários a frente do piloto da Mercedes, Verstappen não conseguiu se aproximar como era esperado.

Enquanto isso, seu companheiro de equipe, abandonava a prova e a equipe alemã ia se consagrando Campeã Mundial de Construtores. Bottas seguia em sexto (depois de ter feito sua parada) tentando passar Norris. Esse teve um pneu furado e precisou fazer mais uma parada.

Neste meio tempo, Hamilton parecia tranquilo para conquistar a vitória e seu oitavo título. Contudo, uma batida envolvendo Nicolas Latifi, fez a F1 colocar um carro de segurança em pista nas últimas cinco voltas e isso fez com que a diferença que existia entre Verstappen e Hamilton caísse, e o holandês ainda fez uma parada a mais e colocou os macios para seu último ataque.

A FIA chegou a determinar que os carros entre Hamilton e Verstappen se mantivessem entre os dois na saída do safety car, coisa que a Red Bull reclamou e a comissão de prova decidiu então tirar os carro entre os dois. O carro madrinha saiu na última volta e o inglês não teve muito que fazer, tentou brigar, mas foi ultrapassado e perdeu título e corrida na última volta. Carlos Sainz ainda conseguiu aparecer de surpresa na terceira colocação.

Verstappen se consagra como novo campeão depois de uma corrida que não parecia pintar vitória. A Mercedes termina com o oitavo título sobre a RBR.

E uma das melhores temporadas no ano chegou a seu fim!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *