Max Verstappen vence na Holanda e iguala número de vitórias consecutivas de Sebastian Vettel em uma corrida com chuva e sol!

Foi um grande prêmio de muitas estratégias, com bandeira vermelha, pista seca e molhada, mas nada que parasse Max Verstappen de conquistar mais uma vitória a carreira.

A largada em Zandvoort foi limpa, Fernando Alonso conseguiu ganhar boas posições, mas a primeira volta nem tinha completado quando a chuva começou a cair e a confusão começou! Algumas equipes decidiram não parar mesmo com a pista molhada, como foi caso da Mercedes e McLaren e seus pilotos se deram mal perdendo muitas posições, Sergio Perez ganhou grande vantagem e pulou para a ponta! Enquanto Ferrair errou na sua parada no box.

Perto da volta dez a pista já secava e os pilotos entravam para colocar seus pneus seco novamente, com o erro estratégico da Mercedes George Russell perdeu muito nessa e de possível pódio caiu para penúltimo. Enquanto isso, Logan Sargeant sofre acidente batendo no muro de contensão e um safety car entrou em pista! Com o carro madrinha em pista, alguns piloto estraram e foi o caso de Russell que colocou os pneus duros tentando uma estratégia diferente.

A relargada aconteceu na volta 21, mas nada mudou em termos de posição de grid o top 10 era: Verstappen, Perez, Alonso, Gasly, Sainz, Zhou, Magnussen. Albon, Ocon e Tsunoda.

No fundo do grid Hamilton e Norris tentavam escalar posições, com o primeiro superando seu primeiro obstáculo com Leclerc logo que o DRS foi ativo. Os dois pilotos já apareciam na zona de pontuação dez voltas depois. Leclerc abandona a prova na volta 44 por problemas com sua asa dianteira, que vinha quebrada desde o início da prova. Sainz e Norris paravam e colocavam os macios mais uma vez. Depois de permanecer por 43 voltas com os pneus macios, Alex Albon para pela primeira vez na corrida.

Com isso a pit foi lotado por pilotos fazendo suas novas paradas, a maioria optou por trocar os macios por novos macios em vista que a regra de dois compostos foi cumprido quando usaram os intermediários.

Com a mudança de pneus, Hamilton conseguiu fazer uma boa escalada e voltas depois ele ganhava cinco posições e aparecia em oitavo atrás de Russell com os pneus duros. Na frente Gasly brigava com Sainz e assumia a quarta posição!

A chuva chegou faltando 10 voltas para o fim apenas Ocon usava os pneus de chuva extrema, mas logo depois outros piloto decidiram colocar também. Contudo, nesse meio tempo Zhou bateu no muro e uma bandeira vermelha entrou em pista.

Foram quase meia hora de pausa para recomeçar a corrida e completar as sete voltas finais. A largada foi em movimento e bem conservadora, mas Russell travou briga com Norris e acabou se dando mal caindo para última posição. Hamilton protagonizou boa briga com Sainz, mas ficou com a sexta posição. Perez caiu para quarto após ser punido por exceder limites no box e Gasly herda pódio! Verstappen vence mais uma e iguala recorde de vitórias consecutivas de Sebastian Vettel!

Destaque para corrida de Alex Albon que terminou com a nona posição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *