Lando Norris desbanca Mercedes e conquista sua primeira pole position na carreira

Era o sábado (25) perfeito para a Mercedes, a pista de Sochi sempre privilegiou a equipe e Valtteri Bottas junto com Lewis Hamilton estavam liderando todas as sessões do final de semana. Além disso, Sergio Perez não estava com um bom desempenho e Max Verstappen larga na última posição no domingo (26) após troca de morto, mas nem mesmo isso foi o suficiente para os alemães largarem da frente.

Como esperado, o terceiro treino livre foi cancelado devido a chuva forte, mas ela de uma trégua para a classificação, que foi com pista molhada, mas com tempo seco.

No Q1 todos os pilotos estraram com os pneus intermediários, menos Fernando Alonso que foi para pista com os pneus de chuva intensa. Contudo, logo depois de dar algumas voltas já trocou o composto.

Verstappen foi para a pista, fez uns giros de instalação, mas voltou a box e ficou sem tempo. Pierre Gasly, fazia um bom treino com a primeira estando em primeiro lugar nos primeiros registro de tempo. Lando Norris e Charles Leclerc os acompanhava.

Antonio Giovinazzi foi uma dos poucos que protagonizou algum momento tenso, o italiano rodou em pista e chegou a atrapalhar outros carros, mas nada de grave ocorreu. Foi então que as Mercedes pularam para a ponta, Perez até ameaçou um P1 depois de alguns giros, mas não conseguiu manter. Hamilton liderou a primeira parte da sessão e Nicolas Latifi conseguiu uma ótima posição ficando entre os 15 primeiros.

Eliminados foram: Raikkonen, Schumacher, Giovinazzi e Mazepin junto com Verstappen.

A segunda parte do treino não mudou muito o resultado dos primeiros colocados, Gasly continuou com o bom ritmo e chegou a liderar o Q2, mas foi Hamilton que se estabeleceu na posição definitivamente.

A pista ainda estava molhada e o composto seguia sendo o intermediário. Esteban Ocon e Lance Stroll, eram outros dois com bom desempenhos. Contudo, o cenário começou a mudar para alguns! Com alguns pilotos atrapalhando outros, muitos não deram as voltas que queriam, foi o caso do próprio Gasly que estava indo muito bem e foi atrapalhado em seu último giro. Sebastian Vettel também estava com bom desempenho, mas foi superado por Carlos Sainz em último momento.

Leclerc e Latifi nem chegaram a completar volta, já que assim como Verstappen trocaram seus motores, e largam no final do grid. Yuki Tsunosa também ficou de fora.

Parecia evidente que a pole position seria de Hamilton, mas tudo deu errado na última tentativa. O Q3 começou com os pneus intermediários e o inglês conseguiu a pole provisória na primeira volta, todos os outros pilotos calçavam o mesmo composto.

Foi então que George Russell se arriscou a ir para a pista com os pneus macios, a maioria seguiu o exemplo e conseguiu dar mais de uma volta de aquecimento, já a dupla da Mercedes demorou muito para reagir e Hamilton ainda deu um leve beijo no muro de entrada do pit lane.

Sem os pneus bem aquecidos, deu margem para os demais pilotos se sobressaírem, Lando Norris foi quem fez o giro mais rápido e conquistou sua primeira pole position na carreira e a primeira da McLaren desde 2021 com Lewis Hamilton. Carlos Sainz conseguiu a segunda posição e George Russell ficou em terceiro.

O heptacampeão que era o favorito ficou apenas com P4! A corrida, que acontece às 9h (horário de Brasília) promete ser emocionante, apesar da pista da Rússia não favorecer tantas ultrapassagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *