(PÓS-CORRIDA) O que Baku tem a dizer?

As expectativas da corrida no Azerbaijão são sempre altas, ao mesmo nível que pode ser uma prova parada como em 2016 e 2019, o resultado pode ser surpreendente como em 2017 e 2018! E neste ano foi o melhor cenário possível para quem gosta de uma corrida fora do habitual.

Um novo pódio:

Das cinco corridas disputadas em Baku, nenhuma repetiu o primeiro lugar e neste domingo (06) o pódio foi inédito na história da categoria. Um cenário refrescante para quem ficou por tanto tempo preso a um padrão Lewis-Max-Valtteri.

A vitória ficou com Sergio Perez, a segunda dele na categoria e por fim o piloto que a Red Bull Racing precisava! Gasly conquistou o terceiro lugar e seu terceiro pódio, outro que vem entregando tudo com o equipamento que tem, a posição veio depois de um grande duelo com Charles Leclerc nas voltas finais.

E a segunda colocação ficou com Sebastian Vettel, mas dele vamos falar a baixo.

Redenção:

Quando Sebastian Vettel assinou um contrato com a Aston Martin eu acreditei que ele viria com tudo já desde a primeira corrida do ano, mas estamos vendo a equipe britânica sofrer com a mudança de regulamento e só dar as caras de verdade nos circuitos de rua.

Com uma equipe estruturada e um carro ajeitado é possível ver o tetracampeão gerando bons resultados. Neste domingo não foi diferente, o piloto conseguiu um pódio muito importante para a equipe e para ele! Foi o meu piloto do dia e o da grande maioria que votou no site da Fórmula 1.

O dia da Pirelli:

Max Verstappen e Lance Stroll foram os prejudicados do dia por alguma falha nos pneus da Pirelli. Christian Horner deixou claro para a FIA, que em momento algum aconteceu um alerta a seu piloto ou engenheiros que algo estava errado no carro, o pneu simplesmente furou.

Após a corrida, foi achado um rasgo no pneu de Hamilton também! Contudo, a fabricante dos pneus nega que seja uma falha de produção e que os três pilotos coincidentemente passaram por algum detrito na pista.

O holandês foi quem mais saiu perdendo, já que liderava e abria uma vantagem de 15 pontos no campeonato, mas poderia ser pior!

Erros raros:

É difícil numerar os erros de Lewis Hamilton nos últimos anos, até mesmo nos campeonatos que disputou com Sebastian Vettel, o inglês não era de cometer erros que custavam caro.

Neste ano já foram dois, em Imola ele se recuperou de forma espetacular, desta vez não teve tempo. Na relargada, faltando duas voltas para o final da prova, o heptacampeão acionou o chamado “botão mágico” sem querer e isso travou seus freios. Ele caiu para último e saiu como grande perdedor em um dia que ele poderia abrir muita vantagem no campeonato.

Sem nenhum de seus pilotos na zona de pontuação a Mercedes sai com uma grande desvantagem no Mundial de Construtores.

Nem Mark Webber, ex-F1, se conteve na hora que Hamilton errou. Na transmissão para o Channel 4 ele deu um grito quando o inglês passou reto na curva.

Eterno P4 = P3 no campeonato:

Charles Leclerc largou na frente, mas a Ferrari não era uma grande força da natureza durante a corrida. Contudo, ele continua com seu constante quarto lugar e isso somado aos ponto de Carlos Sainz (em oitavo) está dando a chance da escuderia italiana assumir a terceira colocação no Mundial de Construtores, superando a McLaren que tem Lando Norris fazendo boas provas, mas com Daniel Ricciardo sofrendo muito ainda na direção.

E o campeonato como fica?

Nada muda na ponta, Verstappen continua com quatro pontos a frente na liderança, enquanto Hamilton perdeu a chance de abrir vantagem em uma pista que era favorável a rival. Já na terceira colocação está um rosto novo: Sergio Perez, com a vitória ele passou a frente de Norris.

Valtteri Bottas vai ficando cada vez mais para trás, agora Leclerc tomou a frente e se encontra na quinta colocação, o piloto da Mercedes aparece em sexto.

A corrida que ninguém quer ver:

Chegou a vez da corrida na França, aquela que ninguém gosta. Pelo menos ela vai acontecer logo e podemos supera-la. A prova está marcada para daqui duas semanas e da abertura a primeira rodada tripla do calendário da F1 desde ano!

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