Lewis Hamilton domina sexta-feira de treinos na Arábia Saudita

Para os pilotos fãs de adrenalina, o Circuito de Jeddah está em outro patamar, rápido e estreito também se torna perigoso. Esta sexta-feira (03) foi um dia para tirar essas e outras duvidas, por isso ambos os treinos foram extremamente agitados.

O TL1 foi focado em conhecer a pista e em estratégias bem diferentes de uma equipe para outra, isso porque a sessão aconteceu ainda com a luz do sol e a temperatura de pista diferente do que será na classificação e corrida. A dupla da Mercedes começou a sessão de pneus macios e foi com eles até fim, enquanto Max Verstappen começou com o composto duro e foi aferindo volta mais rápida atrás de volta mais rápida.

Os pneus duros pareciam ter um maior rendimento no asfalto, então pilotos como Lando Norris e Lance Stroll conseguiam bons tempos.

Mesmo dominando boa parte da sessão, Verstappen foi superado por Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, depois de muitas tentativas de ambos com o composto macio. O holandês entrou com esse mesmo pneu no final da sessão, e demorou algumas voltas para conseguir deixar no ponto certo. Foi na sua tentativa final com o cronometro quase zerado que ele conseguiu superar Bottas e assumir a segunda colocação.

Sergio Perez fez um treino extremamente apagado, diferente de Pierre Gasly em quarto e Antonio Giovinazzi, que está de partida da F1, em quinto. A sessão provou o que muitos esperavam: a pista estreita vai gerar confusão e tumulto na hora de fazer os registros.

No mesmo horário que vai acontecer a corrida e classificatória, o TL2 foi trabalhado de forma mais direta com simulação de prova e volta rápida.

Os pneus médios eram os mais vistos em pista no início da sessão, Verstappen mais uma vez começou como mais rápido, enquanto as panteras negras se mantinham no pit lane. Leclerc era um dos mais rápidos em pista e chegou a assumir a segunda posição do treino.

Com os duros, Yuki Tsunoda chegou a liderar por pouco tempo, até Verstappen melhorar sua volta. Enquanto isso Gasly parecia sofrer um pouco com esse composto.

Depois de algumas voltas a dominância passou a ser da Mercedes, Hamilton assumiu o P1, com Bottas completando a dobradinha e de lá não saíram mais. Contudo, também não conseguiram melhorar seus tempos depois de calçarem o composto macios, poucos pilotos o fizeram, sendo um dele Gasly que pulou para a terceira posição depois de várias tentativas.

Da metade do treino para o final, os pilotos passaram a fazer suas simulações fossem com o composto macios (classificação) ou os médios (corrida).

A dupla da Alpine apareceu muito forte nesta sessão, Esteban Ocon chegou a liderar o início dela, enquanto isso Perez continuava com um desempenho ruim. Assim como o treino anterior, este mostrou mais uma vez a preocupação dos pilotos com o trafego, vai ser um Q1 difícil no sábado (04).

Faltando menos de cinco minutos para o fim das atividades, Leclerc provocou uma bandeira vermelha, depois de bater forte contra o muro. Tudo bem com o piloto, mas o carro vai ser montado quase do zero.

Com os poucos minutos que restavam, a sessão foi finalizada e Hamilton terminou como mais rápido, com Bottas em segundo e Gasly na terceira colocação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *