(PÓS-CORRIDA) O que Imola tem a dizer?

Quem diria que o Grande Prêmio de Emília-Romagna geraria tantos comentários pós prova? Claro o chove não molha ajudou muito, mas o que importa é que tivemos um show de atuações e algumas decepções.

Vitória incontestável:

Foi a corrida perfeita de Max Verstappen, ele se redimiu após aquela terrível largada no Grande Prêmio da Turquia em 2020 e pulou para a liderança logo no início da prova em Imola. Errou apenas na relargada, quando deu uma escorregada e passou pela grama, mas segurou bem.

Também foi mais consciente em algumas coisas, como não tentar uma volta rápida no final da prova para conquistar o ponto que lhe daria a liderança do campeonato. Era melhor ficar um ponto atrás do que arriscar os 25 pontos da vitória.

Briga pela vaga:

Se tem algo pelo qual os fãs da Fórmula 1 pagariam para ver é George Russell na vaga de Valtteri Bottas na Mercedes, mas ninguém imaginava que a intriga chegaria até eles.

Em um acidente, que não considero nenhum dos dois culpados, eles se enroscaram feio e ambos abandonaram a corrida. Russell correu até o carro de Bottas (de primeiro momento pensei que fosse para ver se estava tudo bem) e chamou o finlandês para a discussão. E não ficou só ai, o britânico não parou de dar declarações exageradas sobre tudo, culpando totalmente o outro piloto pelo ocorrido. Até mesmo Toto Wolff entrou no meio e deu algumas declarações não parecendo nada contente.

Afinal, era uma Mercedes sendo ultrapassada por uma Williams (ponto negativo para Bottas) e depois do acidente Russell foi bem rebelde nas atitudes (ponto negativo para ele). Wolff é empresário dos dois pilotos.

Episódio a parte, a Mercedes melhorou muito seu carro em relação a pré-temporada e até ao GP do Bahrein, mas Bottas parece não estar 100% confortável na sua posição.

Erros e liderança:

Se Wolff por um lado estava lidando com uma intriga desnecessária, por outro estava dando o título de “salvador do dia” para Lewis Hamilton. Quem não acompanhou a corrida deve pensar que o inglês liderou a prova de ponta a ponta e trouxe mais uma vitória para a equipe alemã, mas pelo contrário, o heptacampeão que raramente comete erros teve sua cota no domingo.

Primeiro na largada, tentando manter a liderança ele acabou tocando de leve em Verstappen, perdeu uma parte da asa dianteira e ficou com o carro daquele jeito até a volta 33, a qual voltou a errar.

Ele caiu na brita e parecia fim de corrida para o piloto, acredito que poucos imaginavam que Hamilton iria parar, analisar e executar uma manobra para sair dali. O inglês deu ré na brita úmida e voltou para pista, neste meio tempo a bandeira amarela foi acionada pelo acidente dos pilotos que deram dor de cabeça a Wolff e então veio a bandeira vermelha, e com ela a sorte que Hamilton sempre carrega com ele.

O piloto saiu do “abandono” e chegou na segunda posição, garantindo a volta mais rápida e o ponto extra. É líder do campeonato por um ponto e soma 44 (seu número da sorte) no total.

De esperança a caos:

Pierre Gasly e Sergio Perez, dois pilotos, duas equipes, muita expectativa.

A AlphaTauri está com um carro muito bom e Gasly mostrou incríveis performances em 2020. Ele chegou na oitava posição em Imola, mas herdou a sétima de Lance Stroll que foi punido, a questão é que poderia ser ao menos um top cinco para o francês.

Ele largou em quinto lugar, mas a chuva e estratégia da equipe barraram o piloto, que diferente de quase 90% do grid, largou de pneus de chuva extrema. A equipe viu ele ser ultrapassado por quase todo o pelotão antes de chama-lo para trocar o composto pelo intermediário. Mesmo assim, foi um saldo positivo para o piloto que conquistou pontos para a equipe, mas era para ter sido melhor.

No caso de Sergio Perez o domingo começou brilhante com ele largando em segundo lugar, a frente de Verstappen. Contudo, as coisas começaram a sair do controle devido a erros em pista e punições. O mexicano terminou o dia fora da zona de pontuação em uma pista que tinha tudo para ser dele, já que o piloto é famoso por saber lidar com pneus e com isso ter boas estratégias, além de ser bom em chuva.

Mais um para a conta:

Lando Norris terminou o sábado lamentando por um pequeno erro na classificação. Ao extrapolar os limites de pista o piloto da McLaren perdeu uma grande chance de largar na frente. Ao publicar um pedido de desculpas a equipe no instagram, Hamilton comentou dando apoio ao compatriota e lembrou que o que importava era a corrida no domingo.

E esse foi o resultado, Norris pode ter largado em sétimo, mas a bandeira balançou para ele na terceira colocação, segundo pódio para ele, e mais uma para a McLaren celebrar o desempenho crescente da equipe desde ano passado.

Vermelho na área:

E não é que está acontecendo mesmo? Durante a pré-temporada a discussão girava em torno do quanto a Ferrari estaria de novo na briga pelo menos por um terceiro lugar no campeonato. E ela parece estar melhorando!

Claro ainda falta muito, a dupla de pilotos não foi capaz de segurar Hamilton, e nem Charles Leclerc de ultrapassar Norris no final da corrida. Todavia, eles estão embolados com a McLaren na luta por pódios, seja entre seus pilotos ou no mundial de construtores.

Um fator importante para um carro que ainda deve passar por atualizações durante o ano.

A corrida que todos queriam:

Imola tem um circuito veloz, mas com poucos pontos de ultrapassagem e isso custa caro na hora da ação em pista. A leve chuva e o secar do asfalto ajudou para que um espetáculo acontecesse no último domingo e estamos gratos a isso.

A próxima parada é Portugal e depois da última corrida que aconteceu por lá, a expectativa já é altíssima.

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