(PÓS-CORRIDA) O que o Bahrein tem a dizer?

Por fim o campeonato da Fórmula 1 começou, depois do Grande Prêmio da Austrália ser adiado e de uma pré-temporada mais curta, é bom estar de volta! A primeira parada foi no Bahrein, chega até ser estranho ver o circuito mais uma vez, afinal ele sediou a antepenúltima e penúltima corridas de 2020. Contudo, Shakir não deixa de mostrar alguns shows.

Começo de temporada com o pé direito:

Podemos dizer que este primeiro final de semana foi recheado de surpresas e bons espetáculos. A Mercedes por fim se sente ameaçada depois da batalha com a Ferrari em 2018, isso em decorrência do novo regulamento para este ano, que pouco mudou, mas o que mudou tirou a vantagem que o time alemão tinha.

E a Red Bull Racing começou o ano a frente pela primeira vez em anos e com chances reais de brigar de frente e fazer Max Verstappen campeão. Além disso, brigas grandes devem ocorrer no meio do pelotão esse ano, tudo isso visto nesta primeira corrida do ano.

É claro, ainda temos 22 provas e muitas coisas podem mudar, mas realmente dá uma animada.

Elefante na mesa:

Não tem como ignorar o grande problema que a categoria tem em mãos. Uma coisa é você ser milionário e comprar uma vaga para seu filho pilotar como um profissional, outra é você pagar para ele “se divertir”.

Já era evidente na Fórmula 2, que além de ser pessoalmente problemático, Nikita Mazepin tinha muitos problemas em pista e a prova está ai já no primeiro final de semana. Prejudicou treino de dois pilotos e não aguentou nem uma volta em linha reta antes de rodar sozinho e bater.

É de se imaginar que ele ainda vai trazer muitos problemas para a competição.

Achado!:

Sergio Perez por fim fez o que a Red Bull Racing tanto queria, ele de fato se classificou mal, mas para alguém que está em um carro novo e ainda em processo de adaptação foi uma corrida esplêndida do mexicano. Ele com certeza teria dado muita dor de cabeça em Valtteri Bottas se não tivesse com problemas em seu carro no início da prova, mas mesmo parando três vezes no pit lane o piloto terminou em quinto.

Bons pontos para o time austríaco que deve brigar pelo mundial de construtores esse ano.

Era melhor ter ficado em casa:

Que desastre para Sebastian Vettel! O alemão teve uma péssima pré-temporada, péssimos resultados em treino. Foi prejudicado por Mazepin no sábado, foi punido por ignorar bandeira amarela. Começou do final do pelotão, causou uma acidente com Esteban Ocon, punido mais uma vez e terminou fora da zona de pontuação.

Obviamente o alemão ainda está se adaptando, mas foi sofrível ver ele em pista. Particularmente torço por uma recuperação, mas por enquanto ele só está dando mais trela para quem acredita que ele deveria ter parado um ano (o que eu discordo).

Lance Stroll também não teve um grande final de semana, mas conseguiu terminar em décimo e coletar um pontinho para a equipe que não parece pronta para lutar pela terceira colocação no mundial.

Embolado:

Diferente deles a McLaren está liderando o pelotão intermediário, mas por incrível que pareça a Ferrari parece ter encontrado um ajuste, além deles a AlphaTauri também está forte, um acidente tirou Pierre Gasly da luta pelos pontos, mas ficou claro que eles estão rápidos (mais uma equipe que se beneficiou com a mudança de regulamento).

Contudo, se o francês não se deu muito bem no final de semana, o novato Yuki Tsunoda foi na contra mão e pontuou já em sua primeira corrida, terminando na nona posição.

Além da briga no campeonato, é interessante observar as disputas internas! Lando Norris foi um que conseguiu se impor a frente de Daniel Ricciardo, enquanto Charles Leclerc continua como o colírio da equipe italiana a frente de Carlos Sainz.

Mas fica claro que é nesse espaço que os times e pilotos ficarão, na luta pela terceira e quarta colocação, pois Mercedes e RBR continuam anos luz a frente.

Lanternas:

Parece que o elo fraco esse ano vai ser a Haas e não a Williams, é claro que a equipe britânica não está arrasando, mas parece ter pilotos mais disciplinados e com mais chances de pontuar. George Russell chegou a rondar os dez primeiros durante a corrida, mas foi apenas isso!

Já Mick Schumacher na Haas, sofre para se adaptar a um carro terrivelmente ruim e nem pode contar com a ajuda de seu companheiro de equipe que mais roda em pista do que terminar voltas.

O duelo que muitos aguardavam:

Hamilton cruza a linha de chegada com Verstappen na cola (GettyImages)

Sou da opinião que Lewis Hamilton já duelou muito na vida, começando em seu ano de estreia já batendo de frente com Fernando Alonso, mas muitos insistem que uma batalha entre ele e Max Verstappen é o que todos querem ver, então… aqui temos.

Foi alucinante ver esses dois dando tudo de si, apostando em estratégias diferentes e agindo de forma diferente. Apesar da vantagem da Red Bull Racing, Verstappen acabou deixando a vitória cair de suas mãos e o motivo não foi extrapolar limites da pista e sim não ser paciente em esperar mais alguns segundos para executar uma ultrapassagem mais limpa a frente. Ele sai frustrado, mas parece saber do potencial que tem em mãos.

Por outro lado, Hamilton sai mais feliz do que nunca! Depois de tantos problemas na pré-temporada e sem conseguir acompanhar o holandês nos treinos, ele deu seu jeito de campeão e venceu a primeira rodada. A Mercedes parece agora entender um pouco mais dos problemas do W12 e pode vir com atualizações para a próxima corrida em Imola daqui três semanas!

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