(PRÉ TEMPORADA) DIA 3: rookie em destaque, muita quilometragem e Verstappen na liderança mais uma vez

Neste domingo (14) as equipes aproveitaram tudo que podiam da pista do Bahrein, foi o último dia da curta pré temporada de 2021 e correu sem interrupções.

Diferente de sábado, o tempo estava mais aberto em pista e sem grandes registros de ventos, Kimi Raikkonen foi o primeiro a ir para pista durante a manhã de treinos com as grades de aferição aerodinâmica em sua Alfa Romeo. Valtteri Bottas, Sérgio Perez e Pierre Gasly seguiam os mesmo exemplo em seus respectivos carros.

Charles Leclerc foi quem abriu a tabela de tempos com os pneus médios e ficou na liderança por boa parte da primeira hora de treinos. Bottas em segundo com o protótipo da Pirelli (equivalente ao C3 médio).

A diferença para os outros dois dias de sessões, foi a escolha de compostos, neste último dia muitos pilotos já entraram com os pneus macios como escolha, foi o caso de Lando Norris, Mick Schumacher e posteriormente Gasly.

Nenhum piloto teve problemas para entrar no circuito, depois da falha na caixa de câmbio do carro de Sebastian Vettel no dia anterior, Lance Stroll fazia o treino normalmente. Também era possível ver George Russell pela primeira vez na pista, já que a Williams apostou no piloto reserva, Roy Nissany na sexta-feira e em Nicholas Latifi no sábado.

Passado mais de um hora e meia da sessão, Leclerc ainda liderava com Sérgio Perez na segunda posição com os compostos duros e Gasly que era mais um a testar o protótipo da Pirelli. Muitos pilotos também foram vistos testando com flow-vis em pontos específicos do carro.

Em quilometragem, estava bem equilibrado entre os pilotos, com todos tendo dado ao menos 20 voltas nas primeiras duas horas de sessão. Russell era quem liderava com 38 giros registrados.

O treino passou a ser inteiramente focado em coletar dados e quilometragem, até Lando Norris calçar os médios, o piloto vinha realizando grande volta até escapar da pista, mas pulou para a segunda posição atrás de Leclerc. Tempos depois foi a vez de Perez pegar um vácuo de Raikkonen na reta principal e de médios assumir a liderança, a partir daí ele foi baixando o tempo após calçada os macios e assumiu a volta mais rápida dos três dias de treinos: 1m30s187.

No final da sessão as equipes passaram a fazer treinos de pit stop e pouca coisa em relação ao quadro de tempo mudou.

Pela tarde os pilotos também foram rápidos em irem para a pista, Sebastian Vettel foi um dos primeiros depois de passar a manhã toda no box da Aston Martin com problemas no câmbio no sábado. Fernando Alonso assumiu o lugar de Esteban Ocon e começou os testes com o protótipo da Pirelli.

Quase uma hora após o início da sessão, Max Verstappen, Carlos Sainz e Lewis Hamilton eram o únicos a não terem registrado tempo, o último nem para pista havia entrado ainda.

Daniel Ricciardo já assumiu a quarta posição sendo o mais rápido da sessão de tarde com o composto médio.

Hamilton entrou com os pneus médios mais de uma hora depois do início do treino e já partiu para registro de tempos.

Seguindo o padrão de ontem, os pilotos estavam divididos entre os compostos duros e médios. Apenas Sainz começou com os macios, deu um giro e voltou ao box trocando para os pneus duros.

Yuki Tsunoda foi o primeiro a escapar da pista neste domingo, mas ele conseguiu retomar o ritmo.

A segunda hora de treino foi apenas para coleta de dados, Verstappen foi um dos que mais fez trabalho em box, saindo e voltando apenas uma vez para pista. O holandês voltou com o novo protótipo e fez o a volta mais rápida da sessão com 1m29s942.

Desde momento em diante, as equipes deram um tempo maior de parada no pit, a terceira hora foi pouco movimentada com Raikkonen e Russell sendo os pilotos com mais voltas registradas, mais de 130 cada um.

Era chegado a hora de fazer a simulação de classificação com os pneus macios. Hamilton foi o primeiro a entrar com o composto macio e melhorou seu tempo pessoal indo para a décima colocação. Tsunoda foi outro que melhorou consideravelmente e pulou para a segunda colocação, em uma nova tentativa assumiu a ponta, mas logo perdeu o posto para Raikkonen, ambos de pneus macios.

Sebastian Vettel não foi mais visto em pista desde então, a Aston Martin chegou o box e começou a trabalhar com o carro do alemão. No minutos finais da sessão, Verstappen e Tsunoda passaram a brigar pela liderança do dia. Hamilton tentou fazer mais uma volta rápida, mas acabou rodando em pista, entrou mais algumas vezes, mas sem melhorar.

Verstappen ficou com a liderança do dia e coloca uma impressão de muita força por parte da Red Bull Racing para a temporada.

Os carros voltam para a pista daqui duas semanas para o final de semana do GP do Bahrein.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *