O domingo (27) na Rússia começou com Lewis Hamilton sendo investigado e uma punição mudou todo o cenário de uma corrida parada.
Sóchi é conhecida por não dar muita oportunidade para o pole position se manter na liderança, mas Hamilton conseguiu, enquanto isso Valtteri Bottas conseguiu a segunda posição de Max Verstappen que teve uma boa briga com Daniel Ricciardo.
No meio do pelotão um acidente com Carlos Sainz e com Lance Stroll acionou o safety car em pista e alguns pilotos aproveitaram para calçar o composto duro e tentar ir até o fim da corrida.
O carro de segurança saiu após cinco voltas, mas na relargada não houve qualquer mudança de posição. Contudo, saiu resultado de uma investigação contra o Hamilton que treino sua largada em lugar irregular na saída do box, o piloto inglês levou dez segundos de punição dividida em duas vezes.
Depois de algumas voltas os pilotos começaram a fazer suas paradas e o cenário começou a mudar, entre eles Hamilton parou e pagou sua punição voltando em décimo primeiro e começou a subir o pelotão.
Bottas assumia a liderança e fazia volta mais rápida. O caminho do hexacampeão foi facilitado com os pilotos a sua frete indo fazer suas voltas, mas ele tinha mais de 35 segundos para diminuir a distância do líder da corrida.
Na parte de trás algumas disputas de posição aconteciam como no caso de Ocon sobre Vettel pela sétima colocação. Com a falta de uma ultrapassagem, Ricciardo chegou no companheiro de equipe e a disputa passou a ser tripla. O australiano conseguiu então a oitava colocação.
Na volta 25 Verstappen fez sua parada, o que impulsionou na parada de Bottas também. O piloto da Red Bull Racing voltou em quarto, mas ultrapassou Kvyat para ocupar a terceira. O finlandês manteve a liderança, com Lerclerc – que não havia parado ainda – entre os dois.
Na ultrapassagem de Ricciardo, o piloto não seguiu orientações de pista e foi punido com cinco segundos.
Em sequencias, Leclerc parou, depois Kvayt e por Vettel. Consequentemente Hamilton estacionou na terceira posição, depois disso pouca movimentação aconteceu entre os seis primeiros lugares, só do meio do pelotão para baixo foi possível ver algumas trocas de posições.
A menos de dez voltas para o fim, uma briga boas pela décima colocação aconteceu entre Albon e Gasly, com o último se dando melhor e indo a caça de Lando Norris, completando a corrida em nono.
Bottas ganhou com volta mais rápida, com larga vantagem sobre Verstappen e Hamilton acabou em terceiro, ainda com a vantagem no campeonato.
Destaque para a corrida de Perez, Ricciardo e Gasly
A próxima corrida é daqui duas semanas na Alemanha.