A chuva por fim chegou na Alemanha, e ela veio forte! Na volta de apresentação o Safety Car acompanhou os carros por algumas voltas até o diretor de prova aprovar a largada.
Essa foi feita sem o carro de segurança. Lewis Hamilton largou bem e manteve a ponta, quem errou e perdeu algumas posições foi Max Verstappen, de segundo ele caiu para quarto atrás de Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen.
Para a Ferrari a chuva veio para ajudar, Charles Leclerc que largou em P10 já pulava para a sexta posição, assim como Sebastian Vettel que no meio da confusão do fundo do grid conseguiu muitas colocações.
Me meio a troca troca de lugares, Sergio Perez errou sozinho e bateu contra o muro.
Carro de segurança em pista! As equipes aproveitaram e fizeram o troca dos pneus de chuva pelo intermediários.
Liberada a pista, os pilotos começaram suas disputas, a essa altura Vettel já chegava a décima colocação e Leclerc estava em quarto. Enquanto isso Verstappen fazia pressão sobre Bottas.
Daniel Ricciardo terminou o final de semana ruim de maneira pior ainda: o motor explodiu e o australiano abandonou a prova .
Na volta 25 uma nova janela de trocas se abriu, agora para pneus secos. A estratégia ficou dividida entre os macios e médios.
Deu errado, voltou a chover e pegou os pilotos de surpresa, Leclerc se perdeu em pista, caiu na brita e abandonou a prova. Logo atrás dele, Hamilton se perdeu no mesmo ponto, mas conseguiu voltar a pista, cortou a grama para entrar nos boxes e a confusão começou.
Com o bico quebrado a Mercedes não estava preparada, se confundiu com os pneus e Hamilton demorou a retornar. Ele voltou em quinto, mas com o Safety Car em pista ele não foi tão prejudicado.
Contudo, ainda vinha punição por ai.
Depois de cinco voltas com o carro de segurança em pista, o pilotos foram liberados para a disputa. Logo a punição -por contar a pista de forma perigosa- para o inglês sai: Cinco segundos!
Não demorou nem duas voltas para Hamilton subir duas posições e colar em Bottas. Sob mais uma investigação (por andar devagar demais), o piloto tinha muito a remar.
Lá na frente Verstappen voava e abria mais vantagem sobre os carros da Mercedes.
Nico Hulkenberg que estava em uma excelente quarta colocação errou no mesmo traço que Hamilton e Leclerc. Sem a sorte do inglês, o fim do piloto da Renault foi que nem o da Ferrari: abandono.
Safety car de novo em pista, juntou todos os pilotos e depois de longos giros o carro saiu. Os pilotos começaram então mais uma troca de pneus, pelo secos. Hamilton então já pagava seus cinco segundos.
Foi um dia para se esquecer, o inglês com a parada foi para a décima segunda posição, rodou mais uma vez e caiu para a última posição. Lá na frente Daniil Kvyat estava em segundo e Lance Stroll em terceiro.
Verstappen continuava a frente intocável.
Quem não se manteve em pista foi Bottas, que diferente das três escorregadas de Hamilton, não conseguiu segurar o carro e bateu forte contra o muro.
Carro de segurança em pista mais uma vez!
Nesta aproximação, Hamilton conseguiu sair da última colocação, mas não pontuou, e Vettel se redimiu diante de sua torcida após passar Stroll e Kvyat em pista. P2 para o alemão.
Max Verstappen vence o Grande Prêmio da Alemanha em dia incomum na Fórmula 1. Kvyat surpreendentemente completa o pódio.
A próxima corrida já é domingo que vem na Hungria.