A Alemanha deu uma trégua do sol nesta terceira sessão de treinos livres, e os pilotos sentiram a diferença em pista. Romain Grosjean -o primeiro a sair para reconhecimento do asfalto- até comentou a melhora de seu carro devido ao tempo.
Criaram-se expectativas para uma possível chuva, mas ela não veio!
Daniel Ricciardo foi o primeiro a registrar tempo, depois de 11 minutos do início da sessão, mas não foi um bom dia para o australiano. Ele terminou a frente apenas da dupla da Williams.
Lewis Hamilton deu o ponta pé inicial para que as equipes de ponta começassem a abrir voltas, ele chegou a liderar, mas logo foi superado pela Ferrari. Diferente dos outros dois treinos em que o inglês esteve andando bem perto da dos dois primeiros colocados, nesse ele não seu bons resultados, terminou apenas em sexto, depois de varias voltas falhas.
A sua frente estava Kevin Magnussen, a grande surpresa do dia.
Não foi um treino com muitos acontecimentos, Charles Leclerc e Sebastian Vettel praticavam uma luta interna de equipe pela volta mais rápida, tendo o monegasco a vantagem e garantindo o P1 no TL3. O alemão ainda foi surpreendido com um giro preciso de Max Verstappen, que pulou para a segunda posição. Vettel não conseguiu melhor seu próprio registro e terminou em terceiro.
Pierre Gasly parece ter perdido o foco mais uma vez, o piloto chegou a dividir espaço com Grosjean e teve que segurar o carro para não se chocar com a Haas. O piloto da Red Bull Racing terminou a manhã apenas em oitavo lugar, com Carlos Sainz a sua frente na McLaren.
A classificação acontece ainda hoje, às 10h, horário de Brasília.