O novo regulamento para 2021 segue em discussão e ao que parece uma grande oportunidade de resgatar o passado surgiu.
A novidade é na área técnica e de design, as informações são sobre a possibilidade do conceito de “efeito-solo” retornarem para a categoria. A “asa” perto ao solo foi muito famosa no final da década de 70 e foi extinta por motivos de segurança.
Agora parece ser a solução mais rápida para os problemas que a Fórmula 1 enfrenta dentro da pista. O componente ajuda com a pressão aerodinâmica que é gerada mais pelo assoalho e não por outras peças do carro, com isso ele fica mais preso ao solo e ganha maior velocidade e chances de realizar uma ultrapassagem.
Em testes recentes foi visto que atualmente o carro perde 45% da downforce quando se aproxima do outro monoposto a sua frente. Com essa mudança a porcentagem cai para 5 a 10.
“Queremos que os carros possam correr e seguir um ao outro, tendo mais batalhas emocionantes”, disse o chefe de assuntos técnicos da FIA, Nikolas Tombazis.
Outra mudança em consequência da aplicação da asa em solo são as rodas com aro 18, a expectativa é que elas não sofram tanto com a degradação. Componentes como a asa dianteira também vão ganhar uma versão mais simplificada já que o “efeito-solo” deve fazer todo o trabalho.
A única coisa que falta é a provação geral dos chefes das equipes e outros membros da categoria para que as coisas entrem em vigor, a data estimada para isso é 15 de setembro.