Como o esperado! Depois de dominar os três treinos livres, Lewis Hamilton bate recorde de pista e iguala marca de Senna e Schumacher: oito poles no mesmo circuito.
Na primeira parte da classificação, a dupla da Ferrari foi a unica a não calçar os pneus C4, mais macios. Charles Leclerc e Sebastian Vettel fizeram suas primeiras volta rápida no Q1 com o composto C3.
O novato da equipe italiana quase ficou de fora do Q2, mas em última volta, já com o tempo encerrado, Leclerc tomou a ponta de Lewis Hamilton e fechou o Q1 em primeiro.
Os eliminados da vez foram: Lance Stroll, Pierre Gasly, Carlos Sainz, George Russel e Robert Kubica. O último sofreu com um furo do pneu na tentativa final.
Leclerc não passou despercebido no Q2 também, o piloto da Ferrari logo pulou na ponta a 10 décimos de Hamilton e Vettel. Contudo, logo foi superado por Valtteri Bottas e Max Verstappen – único representante da Red Bull em pista.
A dois minutos de encerrar a segunda sessão do quali, todos entraram em pista para melhorar seus tempo. Em sua volta final, Hamilton registou novo recorde de pista em Melborne com o tempo de 1min21s014.
Vettel que também estava em tentava diminuir seu próprio tempo, escapou da pista e não conseguiu concluir o giro, indo aos boxes ver se nada danificou o carro.
Ficaram de fora do Q3: Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo, Alexander Albon, Antonio Giovinazzi, Daniil Kvyat.
Na primeira tentativa de voltas rápidas do Q3, quem se deu melhor foi Bottas, que registrou novo recorde de pista com 1:20.598s, a dupla da Ferrari com o terceiro e quarto lugar não davam as caras de que poderiam tirar a pole da equipe alemão.
E realmente não teve chance! Não foi a volta final esperada de Hamilton, mas o inglês – como o esperado – ficou com a pole, a sexta seguida em Melbourne. Bottas completou a dobradinha, com Vettel em terceiro.
Verstappen conseguiu ainda melhorar seu tempo e tomar a quarta posição de Leclerc.
A corrida acontece às 2h da madrugada deste domingo!