Três vitórias que marcaram as três décadas de Lewis Hamilton na F1

O ano de 2020 chegou e com ele uma nova década (muitos dizem que o início acontece oficialmente no ano 1, mas em vista que todos pontuam o atual ano como a virada, vou manter essa crença no texto), e Lewis Hamilton segue sendo o único piloto a vencer em todas as suas catorze temporadas da Fórmula 1, essas distribuídas em três décadas diferentes.

Neste domingo (25) ele fez o inimaginável por muitos, e ultrapassou o recorde de Michael Schumacher se tornando o maior vencedor da categoria. Ele carrega em seu currículo várias vitórias brilhantes dentre as 92 totais.

Aqui estão três vitórias de tirar o chapéu para descrever suas três décadas no esporte:

1. Grande Prêmio da Inglaterra de 2008

(Foto: Getty Image)

Entre altos e baixos nos seus primeiros anos da categoria, se teve algo que o britânico soube fazer foi exibir algumas performances memoráveis. Uma delas foi em Silverstone, primeira vitória de Hamilton em sua casa.

A corrida começou em baixo de muita chuva, e o inglês aproveitou o tempo para realizar uma das maiores vitórias de sua carreira. Ele largava em quarto, mas logo na primeira curva já brigava pela primeira colocação, essa que não veio na hora e sim voltas seguintes.

Depois disso ele esqueceu dos outros pilotos e junto com uma boa estrategia da McLaren, não errou em pista. Enquanto isso os demais sofriam com rodadas e batidas, Felipe Massa que brigava diretamente pelo título, foi um que rodou cinco vezes.

Lewis Hamilton venceu dando volta até no quarto colocado e com uma vantagem maior que um minuto sobre Nick Heidfeld que chegou em segundo lugar.

2. Grande Prêmio da Alemanha de 2018

(Foto: EPA)

Quando o piloto decidiu mudar de equipe o que mais se questionava era: será que ele vai conseguir vencer alguma vez de novo?

No ano de sua estreia pela equipe alemã a reposta já estava dada e entre tantas vitórias que aconteceram e ainda estão por vir, uma é sempre exaltada! O Grande Prêmio da Alemanha de 2018, Hamilton teve problemas com o carro durante o treino classificatório e só largou em décimo quarto lugar. E mais uma vez debaixo da chuva fez seu show.

Ele escalou o pelotão e aproveitou o erro de Sebastian Vettel na primeira posição, para não só ganhar a corrida, como dar outro rumo ao campeonato que traria seu quinto título.

3. Grande Prêmio da Inglaterra de 2020

(Foto: Reprodução – FOM)

O atual ano de Lewis Hamilton vem sendo de grande aproveitamento, ele venceu mais da metade das corridas disputadas até agora. Uma delas foi na casa do hexacampeão e que tinha tudo para ser uma das mais fáceis, largou na pole position estava a uma distância de mais de 30 segundos do segundo colocado.

Contudo, na última volta seu pneu esquerdo dianteiro estourou e o piloto teve que chegar até a bandeira sem um dos pneus, tentando manter o carro intacto e fazer as curvas a 300km/h com Max Verstappen vindo a toda velocidade atrás.

Deu certo, ele venceu mais uma em Silverstone e pode por no currículo que já ganhou com apenas três pneus.

Lewis Hamilton hoje é o maior vencedor da categoria, coleciona vitórias memoráveis e até aquelas mais “fáceis” de ponta a ponta. Mais algumas virão e fica a escolha do fãs da categoria celebra-las ou não, o fato é que o inglês tem o domínio delas.

Qual é a sua vitória favorita do inglês?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *