Lewis Hamilton surpreende em última volta e garante pole position em Portugal

Depois de encerrar o TL3 sob regime de bandeira vermelha por um pedaço da grela de um bueiro estar solto em pista, o treino classificatório deste sábado (24) começou meia hora atrasado, sendo Valtteri Bottas o favorito a ganhar a pole position.

Como esperado, o circuito virou um aglomerado de carros no Q1 quando a pista foi liberada, todos eles com o composto macio. Devido ao problema com a falta de aquecimento dos pneus enfrentado durante todo o final de semana, os pilotos marcaram seus primeiros registros bem longe do ideal. Somente em suas segundas tentativas que foram encontrar um ritmo melhor.

Sergio Perez liderou a primeira parte do treino por um bom tempo na casa dos 17 segundos, a dupla da Mercedes foi uma das últimas a entrar, com o finlandês assumindo então o lugar do mexicano. Lewis Hamilton estacionou na segunda colocação.

Outro que tinha chance de lutar pole era Max Verstappen que errou em uma de suas tentativas e foi ficando para trás. Em um nova giro ele acertou pulando para a liderança, mas logo superado por Hamilton.

Nos minutos finais os pilotos entraram em peso mais uma vez na pista, com poucas alterações, tendo Sebastian Vettel conseguido ficar no top 15 e Pierre Gasly saltando para P4.

George Russell também conseguiu melhores e assumir a décima quinta posição passando para o Q2.

Os eliminados foram:

Na segunda parte da sessão, os carros da Mercedes e da Ferrari seguiam um curso diferente das demais, as equipes foram para a pista com o composto médio e é com eles que ela vão largar neste domingo.

Pouca coisa mudou em relação ao Q1: a Mercedes continuou a frente, com Verstappen em seguida e um bom desempenho de Gasly e da dupla da McLaren.

Vettel e Russel não conseguiram se salvar desta vez, e Daniel Ricciardo que ficou entre o dez, acabou errando em última volta e caiu na brita. O australiano não pode retornar para a pista e fazer o Q3.

Os eliminados foram:

O momento então chegou, todos os carro entraram com os pneus macios, menos Alex Albon de médios, para sua primeira tentativa, Bottas assumiu a pole position provisória, com Hamilton na segunda posição e Verstappen em terceiro sem ameaça-los.

Foi então que a dupla da Mercedes abandonou seu composto macio e foi tentar a volta mais rápida com os médios, o líder do campeonato foi o primeiro a abrir volta, pulou a ponta para então ser superado por Bottas.

Contudo, o inglês saiu antes e ainda teve tempo de dar mais uma volta, desta vez com os pneus mais aquecidos, a estratégia certa para que ele registrasse 1min16s652 e conquistasse sua 97ª pole position na carreira.

Verstappen completou os três primeiros, com Leclerc em quarto e Perez fechando o top 5.

A corrida em Portimão acontece neste domingo (25) às 10h no horário de Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *