A promessa é de muito calor neste final de semana na Alemanha, a primeira coisa então realizada pelos pilotos na sessão da manhã foram as voltas de instalação e reconhecimento de pista que beirava os 40 graus.
Foi Carlos Sainz o primeiro a abrir volta rápida, os outros pilotos vieram no embalo, mas logo foram impedidos de continuar: Kevin Magnussen parou no meio da pista após sofrer uma pane com sua Haas, bandeira vermelha. O piloto ainda conseguiu retornar a pista para realizar seus registros.
Com o retorno do treino, as equipes de ponto entraram em pista com compostos distintos, Max Verstappen começou os treinos com os pneus médios e chegou a liderar, mas a dupla da Mercedes tomou a ponta calçando os macios.
A Ferrari que fechou o dia com dobradinha, não teve um grande sucesso em suas primeiras tentativas, mesmo com os pneus macios, ambos os pilotos ficaram atrás da Mercedes e Verstappen.
Foi então que Charles Leclerc melhorou sua marca e pulou para a segunda colocação. Enquanto Pierre Gasly, que fez seu melhor final de semana da temporada na Inglaterra, enfrentava problema com a Red Bull Racing e não conseguia ficar entre os dez mais rápidos.
As surpresas ficaram por parte de Sergio Perez, Daniil Kvyat e Lance Stroll, os três pilotos chegaram a ocupar a sexta e sétima posição ao decorrer da sessão.
A dupla da Mercedes mudou então de estrategia e colocou os médios, Valtteri Bottas vinha para fechar o melhor tempo quando errou no terceiro setor e foi parar na brita. Foi a chance de Lewis Hamilton superar o companheiro e subir para o primeiro lugar. O inglês logo perdeu o posto para Leclerc de pneus macios, que assumiu a liderança.
Gasly ainda conseguiu se recuperar, subiu para a quinta posição até então ocupada por Sainz, mas logo caiu para sexto lugar depois da excelente volta de Vettel: 1m14s013.
O alemão terminou a manhã em primeiro lugar em casa, apenas 0s302 separaram ele e Hamilton, em terceiro.
Antes do fim da sessão, Bottas ainda errou mais uma vez e foi parar na brita, mas sem mais complicações, conseguiu sair de lá.
O segundo treino em Hockenheim acontece ainda hoje às 10h, horário de Brasília.