Foi o treino dos sonhos para Sebastian Vettel e de pesadelo para Lewis Hamilton.
A promessa era de chuva, mas quem deu as caras no treino classificatório deste sábado (21) foi o sol. E quem mais aproveitou o dia foi Vettel, pole position em casa, com o recorde de pista: 1m11s212.
Quem poderia tirar a liderança do alemão era Hamilton, mas para desespero do piloto da Mercedes, seu carro sofreu com problemas hidráulicos logo no Q1.
O vice-líder do campeonato na melhor das hipóteses, larga em décimo quarto, mas pode ser punido caso troque algo no carro.
Quem também parou na primeira parte do treino, por pura opção, foi Daniel Ricciardo. O piloto da Red Bull foi punido após mexer em componentes do da sua RBR e larga em último.
Esteban Ocon foi uma dos pilotos que surpreendeu ao passar para o Q2, depois de bons resultados nas últimas corridas, o piloto disse em entrevista que esperava ir para as ferias de verão com bons resultados.
No Q2 uma escapada de Marcus Ericsson acionou a bandeira vermelha, o sueco espalhou um tanto de brita pela pista e a direção decidiu parar por um tempo para limpar o traçado.
O piloto da Sauber foi um dos que ficaram de fora do Q3, Fernando Alonso lutou forte no final, não passou para a terceira parte do treino, mas conquistou a décima primeira posição. Atrás dele Sergey Sirotkin, em um dos seus melhores treinos da temporada.
A luta pela pole position não foi tão acirrada, mas Valtteri Bottas chegou a assustar, marcando a melhor volta nos últimos segundos da sessão. Contudo, com o cronometro já zerado, Vettel não desperdiçou volta e gravou a pole position em solo alemão com a presença do pai.
Raikkonen ficou e terceiro, com Max Verstappen em uma discreta performance em quarto.
Quem veio forte em todos os treinos e se manteve entre os dez foi a equipe da Haas, Kevin Magnussen foi o quinto e Romain Grosjean o sexto, com a dupla da Renault logo atrás.
A corrida acontece esse domingo (22) às 10h (Brasília).