O primeiro treino livre na Alemanha foi marcado pelo grande equilíbrio das equipes de ponta.
Daniel Ricciardo foi o mais rápido do dia, a apenas 0s004 a frente de Lewis Hamilton, em segundo.
O inglês dominou boa parte do treino essa manhã, mas sempre com as Red Bull bem próximas de seu tempo.
Max Verstappen foi o terceiro, com o atual líder do campeonato em quarto. Contudo, Sebastian Vettel fez seu melhor tempo com os pneus macios, enquanto seus oponentes usaram os ultramacios.
O top 5 foi fechado por Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen, respectivamente.
Mesmo com o bom resultado, Ricciardo não saiu contente do treino. O piloto vai larga do fim do pelotão no domingo, após algumas trocas de componentes do motor.
Quem fez um grande treino, foi a dupla da Haas. Equipe que parece ter ajustado por fim seus carros, Romain Grosjean mais uma vez a frente do companheiro Kevin Magnussen.
Diferente deles, a McLaren não se deu bem mais um vez, conseguiu liberar o carro de Stoffel Vandoorne a apenas alguns minutos do fim do treino, e o piloto ficou com a última colocação. Enquanto Fernando Alonso que até então estava em penúltimo, deu uma volta de recuperação no final e terminou em décimo segundo.
Um dos donos da casa, Nico Hulkenberg fugiu da pista em determinado momento da sessão e foi parar na brita, conseguiu evitar um acidente, mas perdeu um leva de seus pneus.
Mesmo assim o piloto ainda fez o décimo tempo.
A Williams arriscou em tentar uma nova asa para os carros e usou de pinturas que verifica o fluxo de ar.
Tanto Esteban Ocon (Force India), quanto Marcus Ericsson (Sauber) descansaram de seus bancos e foram substituídos por Nicholas Latido e Antonio Giovinazzi, respectivamente.
Nenhum dos dois terminou entre os quinze.
O segundo treino livre acontece hoje, ás 10h, horário de Brasília.