Lewis Hamilton ganhou fácil na Espanha nesse domingo (13), com o carro no ponto ideal e em grande pilotagem, o inglês levou a segunda seguida em corrida que a Ferrari errou com Sebastian Vettel.
Hamilton largou bem, enquanto Valtteri Bottas foi ultrapassado por Vettel, os demais sete primeiros mantiveram suas posições. Fernando Alonso que vinha contente largando em oitavo caiu para décimo primeiro.
Romain Grosjean rodou e em vez de deixar o carro sair para a brita, acelerou e levou Pierre Gasly e Nico Hulkenberg junto para fora da corrida. O resultado foi o safety car na pista, que permaneceu por oito voltas.
Na relargada pouco aconteceu.
A partir dai a corrida passou a ser monótona, Hamilton abria mais de seis segundos para Vettel e Bottas, que estava sempre na cola, não conseguia chegar perto o suficiente do alemão. Esse que foi o primeiro a parar nos boxes e trocou pelos pneus médios com a intenção de ir até o fim. O que não foi o caso.
Bottas foi o segundo, com a esperança de passar a frente de Vettel, mas sem efeito por um erro na troca dos pneus. Depois disso o finlandês chegou a fazer a volta mais rápida.
Kimi Raikkonen que vinha se mantendo em quarto teve problemas com o carro e saiu da corrida.
Depois da leva de carros entrando nos boxes, a red bull ainda não havia parado e só o fizeram na volta trinta e cinco, com a certeza de que não iriam parar mais.
Nisso o Safety Car virtual foi acionado, Ocon abandonou e Sergey Sirotkin rodou. Vettel aproveitou para entrar nos boxes pela segunda vez e perdeu a terceira colocação para Max Verstappen, que chegou a enroscar o carro com outro piloto, mas terminou a corrida no pódio.
O alemão ainda tentou ganhar na pista, mas não conseguiu e ficou em quarto, com Daniel Ricciardo em quinto, que mesmo em uma corrida discreta fez a volta mais rápida do dia.
Com Grosjean fora, a Haas teve um incrível resultado junto a Kevin Magnussen que terminou em sexto. Os espanhóis trouxeram felicidade para a torcida, Carlos Sainz e Alonso terminaram em sétimo e oitavo respectivamente. Sergio Perez e Charles Leclerc fecham os dez primeiros.
Considerado o piloto do dia, Hamilton ganhou o Grande Prêmio na Espanha com vinte segundos de vantagem para Bottas, primeira dobradinha do ano para Mercedes. O resultado amplia a vantagem do inglês no campeonato, a 17 pontos de Vettel, Bottas retorna para a terceira posição, perdida na última corrida, mas a 20 pontos do alemão.
Próxima corrida acontece daqui a duas semanas em Mônaco.