Debaixo de sol e com a arquibancada lotada, Lewis Hamilton volta ao primeiro lugar nesta sábado (22) em Hungaroring.
No TL3 o heptacampeão já garantia a primeira posição em uma sessão bem movimentada com simulações de corrida e classificação. Diferente das outras atividade, o clima estava bem mais estável e Hamilton aproveitou isso para ficar com a ponta com Max Verstappen em segundo e Sergio Perez em terceiro.
O destaque foi Nico Hulkenberg em quarto e Lando Norris que fez o quinto melhor tempo confirmando o bom rendimento da McLaren.
A classificação aconteceu nas mesmas condições de pista, o tempo seco contribuiu para que a sessão ocorresse normalmente. Contudo, agora o formato do treino está diferente, no Q1 os pilotos obrigatoriamente tem que usar o composto duro na tentativa de deixar as coisas mais dinâmicas e iguais.
A novidade deu ruim para George Russell que não se classificou entre os quinze! Daniel Ricciardo que está de volta ao grid conseguiu sair a frente de Tsunoda. A liderança passou de mão em mão entre Verstappen, Bottas e até Zhou.
Os pneus médios eram a única opções para o Q2 neste novo formato de classificação! Perez abriu a tabela de tempo e Norris começou na liderança, Verstappen subiu para a ponta, mas teve o tempo deletado por extravasar o limite de pista.
Após primeiras voltas completas os top 10 eram: Norris, Piastri, Pérez, Alonso, Hamilton, Zhou, Leclerc, Sainz, Hülkenberg e Ocon.
Na segunda tentativa treze pilotos foram para o asfalto tentar melhor suas posições, nesta Carlos Sainz ficou para trás assim como a dupla da Alpine. Verstappen que estava sem tempo, pulou para a terceira posição.
A hora da verdade chegou, o Q3 voltou aos pneus macios! Na primeira tentativa Verstappen foi o mais rápido, com Hamilton em segundo e Norris em terceiro.
Alonso, Perez e Leclerc fecharam os cinco primeiros. Faltando três minutos para o final da sessão, os pilotos voltaram para a pista para mais uma tentativa, Norris melhorou seu tempo, e pegou o P2 de Hamilton. O bicampeão que estava com a pole provisória, não melhorou sua volta e viu Hamilton fazer um giro sem erros e pular para a ponta por 3 milésimos de segundo!
Lewis Hamilton quebra um jejum de 34 corridas, conquista a 104 pole position da carreira e sua nona na Hungria, se tornando o piloto com mais pole position em uma mesmo circuito!