Domingo (02) dominado pelos donos da casa, Max Verstappen venceu sem problemas, enquanto Sergio Perez escalou o pelotão depois de uma classificação ruim. Enquanto isso Mercedes e Aston Martin tem final de semana para se esquecer.
A largada não foi completamente limpa, os pilotos da frente não se meteram em confusão, mas o miolo teve seus problemas. Lewis Hamilton conseguiu passar Lando Norris e Lance Stroll perdeu duas posições. Verstappen foi ameaçado por Leclerc, mas segurou bem a posição. Apenas Fernando Alonso, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen estavam com os pneus duros, os demais começaram a corrida de médios!
Bottas foi um dos que se envolveram na confusão, com detritos deixados pelo piloto De Vries em pista, o piloto da Alfa Romeo passou por cima e teve que ir para o box. Com a sujeira em pista o safety car entrou em pista, mas na relargada pouco aconteceu!
Hamilton não tinha um bom desempenho comparado a Norris e a dupla da Ferrari. Enquanto isso Sainz estava mais rápido que Leclerc, a duvida era se a ordem de equipe viria ou não! Perez o fundo do pelotão subia o grid e já chegava na décima posição na volta 12!
Safety car virtual entra em pista pelo abandono de Nico Hulkenberg, alguns pilotos aproveitaram para entra no pit e trocar pneus, como Hamilton, Norris, Labon, Russell, Ocon. Todos trocado pelo composto duro!
Os pilotos da frente não tinham parado, decidiram fazer a parada em volta seguinte, como Leclerc, Sainz e Alonso os três calçando os médios. Ferrari errou em sua parada e Sainz volta em sexto lugar, perdendo posições para Alonso, Norris e Hamilton. O espanhol já recuperava as posições perdidas para seu compatriota e o piloto da McLaren.
Hamilton enfrentava problemas em seu carro e excedia os limites de pista, com isso foi punido com cincopn segundos! Ele logo foi ultrapassado por Sainz, esse que facilmente ultrapassou Perez também!
Verstappen e Perez pararam a volta 25, ambos voltando para a pista com os duros, o mexicano obrigatoriamente deve fazer mais uma parada. Sainz foi outro que levou 5 segundos por ultrapassar limites de pista.
Dez voltas depois de parar Verstappen conseguiu ultrapassar Leclerc pela liderança. Perez seguia subindo o pelotão e uma chuva de punições por exceder limites de pista eram divulgadas. Contudo, pouca coisa efetivamente acontecia no asfalto em termos de ultrapassagem entre os dez primeiros.
A partir da volta 40 muitos pilotos começaram a fazer a segunda parada, Mercedes voltando com os médios. Hamilton teve 5 segundos de punição para pagar e voltou na poitava posição. Stroll e Norris também pararam, mas calçaram os duros. Sainz também teve punição para pagar, voltou na quinta posição, mas logo passou Norris a sua frente. Leclerc e Verstappen pararam volta depois, o monegasco de duros e o holandês de médios.
Depois das paradas a corrida esfriou, os pilotos estavam limitados a seus equipamentos e apenas Perez parecia ter condição de ganhar posições.
O piloto da Red Bull Racing conquistou o terceiro lugar em uma grande disputa com Sainz, que não entregou fácil!
Stroll calculou três paradas, mas conseguiu duas ultrapassagens no final para o acesso a zona de pontuação, enquanto Alonso estacionou na sexta posição, sem ser atacado por Hamilton ou atacar Norris a frente. Verstappen, tinha tanta vantagem que parou para calçar os pneus macios e fazer a volta mais rápida.
Ele conseguiu a volta e vence mais um corrida em 2023! Leclerc chega em segundo e Perez completa em terceiro.