A promessa era de chuva durante o final de semana inteiro na Áustria, mas a sexta-feira (30) começou apenas nublada e com ventos para o único treino livre do final de semana e para a classificação.
O TL1 começou com stints mais longos, simulando corrida e dando prioridade aos pneus duros e médios! Seis equipes vieram com atualização para esse final de semana, então a única sessão livre no Red Bull Ring foi voltado muito para verificações. No final da atividade, a maioria dos pilotos decidiu calçar o composto macio e Max Verstappen foi quem ficou com a liderança a frente da dupla da Ferrari, que foi bem constante durante a sessão. Nenhum incidente ocorreu e apenas alguns pilotos, como Valtteri Bottas, excederam a pista.
Chegou então o momento da classificação para domingo! Vale lembrar que os finais de semana com sprint mudaram seu formado e a decisão do grid ficou para sexta-feira, enquanto sábado é totalmente focado na corrida curta, com uma pequena classificação antes.
O Q1 foi aberto com uma bandeira vermelha, uma parte do grid já tinha realizado sua primeira volta, mas Bottas paralisou a sessão após perder o carro e parar na grama sem conseguir sair. Aquela altura a atividade era liderada por Osca Piastri.
A Alfa Romeo do finlandês voltou a funcionar e ele foi para o pit lane sozinho, a atividade voltou a sua normalidade com o próprio ainda disputando posições. Os destaques foram para Gasly, Norris e Albon. George Russell parecia sofrer para encaixar boas voltas.
Os eliminados foram: Tsunoda, Guanyu, Sargeant, Magnussen e De Vries. Enquanto Verstappen liderava já desenhando sua pole position.
Verstappen manteve sua liderança no Q2, com a dupla da Ferrari e Mercedes começando essa parte da atividade com os pneus macios usados. O bicampeão chegou a ser superado por um super volta de Lando Norris, mas retomou a posição.
Alguns pilotos foram pegos por exceder os limites de pista e tiveram seus tempos deletados, foi o caso de Sergio Perez que no final conseguiu apenas a décima quinta posição e mais uma vez fica para trás na classificação. Outro que não passou entre os dez primeiros foi Russell que não encaixou uma boa volta, enquanto Hamilton ocupava a sétima posição.
Albon e Hulkenberg também tiveram voltas deletadas, mas conseguiram se colocaram entre os dez primeiros.
A pole position de Verstappen não foi surpresa para ninguém, o piloto da equipe da casa liderou o Q3 sem ser incomodado! Destaque foi Charles Leclerc e Carlos Sainz que voltaram a colocar a Ferrari nas primeiras colocações de largada. Norris, que vinha desde a manhã com um bom desempenho conseguiu se colocar a frente da Mercedes de Hamilton e das duas Aston Martin.
Lance Stroll superou Fernando Alonso pela segunda vez no ano e larga em sexto lugar. Uma classificação condizente com tudo que foi visto durante a sexta-feira.