Faltavam cinco voltas para o Grande Prêmio do Azerbaijão acabar, Lewis Hamilton estava em terceiro na corrida e no campeonato. Ele terminou sendo o primeiro a ver a bandeirada e pulou para a ponta do campeonato.
Nenhuma novidade me Baku.
Como esperado, a corrida já começou com enroscadas, batidas e pilotos abandonando. Esteban Ocon e Sergey Sirotik fora da corrida logo na largada. Fernando Alonso e Kii Raikkonen também tiveram problemas com o carro, amobos tiveram que ir aos boxes e perderam muitas posições. Os primeiro cinco colocados se mativeram em suas posições.
Com o Safety Car por quase seis voltas, pouco aconteceu. Contudo, na relargada as coisas começaram a mudar de forma. Max Verstappen pulou a frente de Daniel Ricciardo e Carlos Sainz que vinha logo atrás com sua Renault também deu o bote no australiano. Com a RBR sofrendo com problemas no carro, Nico Hulkenberg tabém aproveitou e ultrapassou Ricciardo. Foi pouco tempo para que ambos as Renaults tivessem ultrapassado ambos as RBRs.
Lá na frente Sebastian Vettel e Lewis Hamilton travavam uma disputa de volta mais rápida, mas com o alemão sempre a frente.
Voltando a situação da Renault, o que parecia ser uma conquista e tanta para a equipe, infelizmente não durou muito, Hulkenberg que vem fazendo um ótimo campeonato, errou e bateu sozinho contra o muro, fora da corrida.
Na afobação de se aproximar de Vettel, Hamilton errou e travou os pneus, o desgaste obrigou o inglês a entrar antes nos boxes. A troca foi pelos pneus macios, promessa de não entrar mais nos boxes.
Depois da troca o carro pouco rendeu, Verstappen que vinha mais rápido não conseguia chegar por conta dos problemas em sua RBR, e Ricciardo que vinha atrás tentava o ultrapassar também.
Nenhum teve sucesso.
Com trinta voltas Vettel fez sua parada, e Bottas qeu ainda não entrou vinha muito rápido, dependendo dos pneus e da estrátegia o finlândes podia vencer.
Raikkonen estacionou em sexto e também com problemas de render com o pneu macio, não conseguia tirar os 16s de diferença para Ricciardo.
Depois de muitas trocas de posições entre os carros da RBR, entrada nos boxes e a possibilidade deles fazerem uma corrida de recuperação, ambos os pilotos bateram, Ricciardo deu na traseira de Verstappen.
Ambos fora.
Com o Safety Car, Raikkonen entrou e trocou os pneus, a ideia era de um ataque contra Hamilton. Contudo, antes que o carro de segurança pudesse sair, Romain Grosjean – que vinha em sexto- bateu sozinho no muro e o SC continuou em pista.
Faltava cinco voltas para o final quanto aconteceu a relargada, e tudo mudou! Vettel errou ao tentar ultrapassar Bottas, e caiu para quarto lugar e logo depois foi ultrapassado por Sergio Perez na Force India.
O que parecia já estabelecido, mudou nas duas voltas finais quando Bottas furou o pneus em um detrito na pista. Hamilton assumiu a liderança e terminou com a vitória. Raikkonen terminou em segundo e Perez, em um grande final de semana, fecha o pódio.
Leclerc foi considerado o piloto do dia em voto popular, depois de uma corrida incrível e conquitou seus primeiros pontos na F1.
O campeonato agora é liderado pelo inglês com quatro pontos de vantagem. E Bottas perde a terceira posição para Raikkonen.
Próxima corrida acontece na Espanha dia 13 de Maio.