O domingo (04) na Espanha prometia muita emoção, com vários pilotos saindo de posições não corriqueiras para seus equipamentos e a possibilidade de chuva chegar no decorrer da corrida.
Apenas Verstappen, Sergio Perez e Logan Sargent usavam os pneus médios, os demais largavam de macios. Charles Leclerc largou do pit lane!
A largada de modo geral foi limpa! Apenas um toque entre Lando Norris e Lewis Hamilton fez o piloto da McLaren precisar trocar o bico. Russell largou bem, mas escapou da pista e estava sendo investigado, enquanto Verstappen conseguiu segurar bem um Sainz ligeiro na largada e seguia líder
Russell na volta sete consegue ultrapassar um dos donos da casa Fernando Alonso. No fundo do grid, Leclerc subia o pelotão! Os pilotos começavam a fazer suas paradas na volta 12, alguns trocando os macios pelos duros e outros pelos médios!
Hamilton travou uma briga com Sainz, mas o espanhol parou no pit antes do heptacampeão tentar uma ultrapassagem! Na volta 18 apenas Verstappen, Hamilton, Russell, Alonso, Perez e Gasly não pararam!
A dupla da Red Bull Racing foi a última a parar e diferente dos demais que andavam junto a eles, calçaram os pneus duros. Com todos trocando os compostos, Hamilton conseguiu passar Sainz e assumir a segunda posição, enquanto Russell passava Stroll e buscava esse mesmo Sainz.
Ele conseguiu a ultrapassagem na volta 34, enquanto isso outros pilotos faziam sua segunda parada como Ocon e Stroll. Os quatro primeiros colocados: Verstappen, Hamilton, Russell e Perez pareciam não ter interesse em parar!
Até a Mercedes arriscar com Russell e chama-lo para o box e calçar os pneus macios faltando 20 voltas para acabar. Em consequência, Hamilton parou o que fez a Red Bull se movimentar em ambos pilotos pararem também, todos com composto macios. Enquanto isso Leclerc sofria lá trás e não estava nem na zona de pontuação.
Yuki Tsunosa levou cinco segundos de pontuação após disputa com Zhou Guanyu!
Max Verstappen ganha em Barcelona de ponta a ponta e vai ficando perto de seu tricampeonato sem ameaças. Lewis Hamilton fecha em segundo com Russell em terceiro, primeiro pódio duplo da Mercedes!