Um sábado (03) caótico marcou o circuito da Catalunha! Max Verstappen garantiu mais uma pole position, mas Russell, Leclerc e Perez ficam fora dos dez primeiros colocados. E a Mercedes falha em sua comunicação entre seus pilotos.
TL3:
A última sessão livre na Espanha foi debaixo de chuva! Diferente das duas atividades da sexta-feira, está foi bem pouco movimentada devido a chuva. A ponta dos registros foi garantida por Max Verstappen logo no início e sem chance de ser batido.
A condição de pista era: molhada, mas não suficiente para o composto intermediário, ao mesmo tempo que escorregadia para o composto seco. Uma bandeira vermelha foi acionada durante a sessão, Logan Sargent escapou da pista e foi parar na brita!
A garoa deu uma tregua e a pista começou a secar, o que possibilitou alguns pilotos a calçarem os pneus macios e irem para a pista no final do treino, mas nada muito efetivo ou arriscado. Em segundo lugar ficou Sergio Perez e Lewis Hamilton em terceiro!
Classificação:
A definição do grid de largada começou com a pista molhada, por esse motivo não demorou muito para que a sessão fosse interrompida por uma bandeira vermelha. Pilotos como Yuki Tsunoda e Alexander Albon perderam o controle de seus carros e no caso de Valtteri Bottas, foi preciso parar o treino pelo excesso de sujeira na pista!
Apenas Gasly, Ocon, Stroll, Magnussen, Hamilton, Russell e Alonso tinham aferido tempo naquele momento, então quando a sessão retornou, os pilotos rapidamente foram das seus giros. A surpresa ficou por parte de Charles Leclerc que ficou apenas com a décima oitava posição depois de não se acertar com sua Ferrari.
Junto com ele ficaram, Bottas, a dupla da Williams e Magnussen! Lewis Hamilton fechou o Q1 na primeira colocação com Lando Norris em segundo!
No Q2 os pilotos se dividiam em tentar seus primeiros giros com pneus macios usados e novos! Mais uma vez reservou surpresas com os dois pilotos da McLaren se classificando entre os 10 primeiros, enquanto Sergio Perez errava durante sua última tentativa e foi parar na brita!
George Russell também foi eliminado depois de colidir com seu companheiro de equipe que estava em volta rápida. Hamilton se classificou em segundo, atrás de Verstappen!
Além de Perez e Russell, Guanyu, De Vries e Tsunoda ficaram para trás!
A hora da verdade chegou! Mesmo com a asa danificada, o piloto da Mercedes conseguiu acompanhar Verstappen nas duas primeiras posições. Com Hulkenberg na terceira posição em primeira tentativa do grid.
No retorno a pista para tentativa definitiva, Hamilton ficou para trás sendo superado por Sainz, Norris e Gasly! Este último foi punido por atrapalhar volta rápida de Sainz e Verstappen e perde seis posições no grid! Verstappen garante a pole position sem grande problemas e Lance Stroll se classifica a frente de Fernando Alonso pela primeira vez.