A sexta-feira (26) de treinos livres em Mônaco mostrou o que o circuito mais sabe entregar: confusão, batidas e bandeiras amarelas e vermelhas. Também foi visto muita velocidade, testes aerodinâmicas e de setup!
TL1:
Com a pista ainda “fresca” os pilotos levaram um tempo para conseguir se adequar ao asfalto! Os pneus da sessão foram os médios e duros, sendo o primeiro mais visto rodando. Como esperado, muitos testes aerodinâmicos eram realizados, além de testes de configuração. Isso levou alguns pilotos como Max Verstappen e George Russell sofrerem bastante para darem suas voltas e mesmo aqueles que se adaptaram melhor como Lewis Hamilton e Fernando Alonso, não estavam rodando tudo que poderiam em termos de tempo registrado. Falando no heptacampeão, ele foi quem liderou boa parte da sessão e contou com uma bandeira vermelha de Nico Hulkenberg para se manter por um bom tempo no topo.
Sergio Perez foi o melhor piloto da Red Bull Racing no primeiro treino, mas mesmo assim sua sessão foi meio apagada comparada a outros pilotos.
Hulkenberg bateu faltando vinte minutos para as atividades encerrarem, ainda deu tempo dos pilotos voltarem para a pista e nisso Hamilton foi superado por Alonso e logo depois por Carlos Sainz que registrou 1m13s690.
Outra bandeira vermelha foi balançada com uma batida de Alex Albon, que até então fazia um bom treino. Nesse a sessão foi encerrada definitivamente.
TL2:
Na segunda sessão o cenário foi diferente para a Red Bull Racing que sofreu com seu principal piloto pela manhã. Verstappen terminou na liderança, mas não foi com grande folga. Com compostos médios e macios em pista, a Ferrari e a Aston Martin também brigaram pela ponta!
A Mercedes em contra parte, vinha com muitas modificações no carro, essas que eram para serem vista na corrida que não aconteceu em Imola. Então a dupla de pilotos estavam com outro cronograma para o dia. Enquanto isso no pit lane da Williams os mecânicos tentavam concertar o carro de Albon para o piloto poder realizar alguns voltas e testar os acertos.
A estratégia majoritária foi deixar os pilotos o mais tempo possível em pista com o mesmo composto antes de troca-lo, com os macios calçados os registros começaram a baixar e os limites ficaram mais extremos. Sainz, que liderou pela manhã e também chegou a liderar na segunda sessão, errou e deu com o muro danificando a lateral de sua Ferrari. No momento da batida ele era o terceiro colocado e se manteve na colocação.
Verstappen garantiu a primeira colocação 1m12s462 com e Charles Leclerc na segunda posição! Albon conseguiu ir para a pista nos dez minutos finais de atividade e a sessão encerrou com os pilotos fazendo testes de largada e a FIA testando o virtual safety car.