Verstappen garante a pole position na Austrália e Mercedes surpreende!

A decisão da pole position neste sábado (01) foi com ameaça de chuva, mas ela não veio. Contudo, isso não evitou escapadas de pista e trafego decidindo posições. Max Verstappen garantiu mais um primeiro lugar na largada acompanhado de surpresa pela dupla da Mercedes.

Os pilotos focaram no composto macio no TL3 simulando voltas rápidas para a classificação que iria acontecer dali algumas horas. A dupla da Ferrari foi quem abriu o quadro de tempos com Carlos Sainz na liderança, mas ele foi superado por Verstappen usando o composto médio, além dele a dupla da Haas e Alfa Romeo eram os únicos com esse pneu.

A sessão foi intensa do início ao fim, depois dos primeiros 30 minutos de sessão, todos os pilotos tinham registrado seus tempos com Sainz mais uma vez na liderança, seguido por Fernando Alonso e Pierre Gasly. Uma bandeira vermelha foi acionada um tempo depois devido um detrito na pista.

A sessão não demorou para retornar, o espanhol continuou na liderança enquanto Hamilton assumia o segundo posto, depois disso uma sequencia de setores amarelos foram ancionados.

As atividades voltaram a se agitar, com Verstappen assumindo a liderança definitivamente, seguido de Alonso e Ocon. A chuva voltou a aparecer, os pilotos continuaram em pista, mas pouco mudou nos minutos finais! Os pilotos ainda conseguiram fazer testes de largada.

A classificação começou agitada com a possibilidade da chuva chegar a maioria dos pilotos não esperou a pista estar mais emborrachada e já completou seus registros nos três primeiros minutos. Contudo, as quatro principais equipes ainda não tinham feito seus giros e foi quando eles abriram suas voltas que uma bandeira vermelha teve que entrar em pista após Sergio Perez cair na brita. Quem liderava o Q1 era Nico Hulkenberg aquela altura.

No retorno a pista as movimentações começaram com Verstappen assumindo a liderança, com Alex Albon em segundo e Sainz em terceiro. A maioria dos pilotos foi melhorando depois do primeiro giro e nenhum deles deixou a pista até o fim da primeira parte do treino.

Além de Perez, a dupla da Alfa Romeo, Piastri e Sargent ficaram fora dos 15 primeiros.

A Aston Martin foi quem abriu o quadro de tempos no Q2 com Lance Stroll liderando, Verstappen dava algumas escorregadas na pista. Leclerc então realizou seu giro e assumiu a liderança, mas logo foi superado pelo atual bicampeão.

Assim como a primeira parte da sessão, está segunda os pilotos não saíram da pista em busca do grip para os pneus. Albon garantiu-se no top 10, diferentes de Norris, Magnussen, Ocon e da dupla da AlphaTauri.

A chuva prometia aparecer no Q3 os pilotos se agitaram para fazer suas primeira voltas, Verstappen liderava, mas precisou de mais de uma volta para chegar lá. Hamilton estava na segunda posição por apenas 0.009 atrás do líder. Alonso completava os três primeiros nesta rodada.

Na segunda tentativa, Verstappen garantiu a pole position sem grandes problemas, George Russell melhorou e fica com a segunda posição, enquanto Hamilton foi atrapalhado por Hulkenberg na sua abertura de volta, mas conseguiu fechar os três primeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *