Foi um sábado (04) de muitas emoções na pista do Bahrein! As atividades já começaram pela manhã com o terceiro treino livre sendo realizado.
Nessa sessão os pilotos testaram o composto macio, apenas a dupla da Red Bull Racing e da Haas que passaram uma parte do treino com o composto duro, mas calçaram os macios no final.
Fernando Alonso foi o mais rápido com apenas 0.005s de vantagem sobre Max Verstappen. A Mercedes parecia melhorar em relação a sexta-feira, enquanto a Ferrari ainda se mantinha um mistério sobre seu real rendimento.
Horas depois a Fórmula 1 liberou seus carros para o treino classificatório e o com a pista mais fria as condições dos carro eram melhores. Além de suas configurações estarem ajeitadas como as equipes gostariam.
Os fãs esperavam um grande duelo entre Alonso e Verstappen, mas receberam uma superioridade da equipe austríaca.
A Ferrari abriu o Q1 com sua dupla de pilotos, mas esse logo foi interrompido por uma bandeira vermelha quando um detrito do carro de Charles Leclerc caiu na pista. Levaram-se alguns minutos para a sessão ser retomada.
Com a pista livre os pilotos se amontoaram para sair e dar seus giros. Na primeira tentativa a Red Bull e Aston Martin não foram tão bem! Leclerc, Sainz e George Russell foram os três mais rápidos.
Com o tempo mais curto devido a paralização, os oito primeiros colocados não completaram mais uma volta, Hamilton e Sergio Perez até foram para a pista, mas só por precaução.
Os três novatos ficaram de fora do top 15 e Gasly teve seu tempo deletado e larga em último!
No retorno ao asfalto para o Q2 algumas estratégias estavam diferentes! Hamilton, Verstappen, Russell e Alonso entraram com pneus macios novos, enquanto os demais calçavam usados. O heptacampeão abriu a liderança dessa segunda parte do treino com 1:30.901, mas foi superado por Verstappen e Perez logo em seguida.
A surpresa foi a Mercedes se colocar a frente de Alonso e a Ferrari na primeira tentativa de giro.
Apenas os pilotos da Red Bull Racing não voltaram para a pista em uma nova tentativa de registro. Com isso, Leclerc assumiu a ponta e a dupla da Mercedes melhorou seu tempo se mantendo em terceiro e quarto, mas dessa vez com Russell a frente.
A McLaren ficou de fora do top 10 com Lando Norris registrando apenas o décimo primeiro tempo.
Mais uma vez as equipes trabalharam de maneira distinta. No início do Q3, muitos pilotos não foram para sua “primeira” tentativa, como no caso de Hamilton e Russell. Esses fizeram apenas uma volta, assim como Leclerc e Sainz. Que agora tem um par de macios extra para a corrida.
Enquanto isso, Verstappen e Perez não tinham muito a perder e garantiram a dobradinha da equipe com o holandês na frente mais uma vez! Eles ainda deram duas voltas mesmo com as posições garantidas.
Alonso, que era um dos favoritos a pole position, larga em quinto a frente de Russell e Hamilton, respectivamente. Lance Stroll sofreu um pouco para completar as atividades, muitas vezes não conseguindo boas voltas de primeira, mas garantiu a oitava colocação na sessão.
Destaque para Hulkenberg que retorna oficialmente para a Fórmula 1 dentro do TOP 10, enquanto Magnussen é apenas o décimo sétimo.
A corrida é neste domingo (05) ao meio dia, no horário de Brasília!