A pré-temporada da Fórmula 1 começou nesta quinta-feira (23) no Bahrein. Serão três dias de testes que tem como objetivo ajudar as equipes a ajustar os último detalhes para então dar partida na nova temporada!
Os três dias são dividido em duas sessões: manhã e tarde no horário local. A Red Bull Racing foi a única equipe que optou por trabalhar o dia todo com o mesmo piloto. No caso o escolhido foi o atual bicampeão Max Verstappen, quem liderou o número de voltas dadas e o tempo registrado.
As demais equipes revezaram, um piloto pela manhã e outro pela tarde. O brasileiro Felipe Drugovich assumiu o lugar de Lance Stroll pela manhã, o piloto canadense sofreu um acidente de bicicleta e teve que se ausentar dos treinos.
Manhã:
As ´primeiras horas de teste foram focadas na coleta de dados aerodinâmicos. A maioria dos pilotos saiam para a pista com grades de aferição e o famoso flow-vis.
Como o foco na pré-temporada é a coleta de dados, a pista nunca esteve completamente vazia, os pilotos entravam faziam seus testes individuais e voltavam aos box para mudanças.
Carlos Sainz liderou boa parte dos testes da manhã, mas Verstappen acabou terminando o dia com a melhor volta, o que não diz muito neste caso. Alex Albon foi quem terminou a sessão com mais voltas registradas (74).
A única equipe com algum problema de confiabilidade foi a Aston Martin. Nos primeiros minutos de treino Drugovich acionou uma bandeira vermelha, mas rapidamente a equipe resolveu o problema e ele pode treinar normalmente.
Tarde:
Agora as equipes, menos a RBR, trocaram seus pilotos! A sessão começou mais devagar com alguns times fazendo últimos ajustes nos carros antes de mandarem para a pista.
E mais uma vez a meta era a mesma: coletar dados! Cada equipe focava em seu proposito, alguns correndo com o tanque cheio e outros mais vazio. O comum era ver o pneu médio no asfalto.
Verstappen manteve sua liderança, com Hamilton aparecendo em terceiro por boa parte da sessão, até ser consecutivamente superado. Destaque para Fernando Alonso em segundo lugar e com 60 voltas completas, sem mais problemas para a Aston Martin!
Por pilotar em ambos os horários, Verstappen foi o piloto com mais voltas registradas (157), seguido de Nyck De Vries (85) e Lewis Hamilton (83).
Os testes continuam nesta sexta-feira (24) a partir das 4h, no horário de Brasília!