A pré-temporada começou oficialmente nesta quarta-feira (23) na Espanha. As atividade vão até sexta-feira (25) e não são televisionadas, diferente da segunda parte de testes que acontecem na segunda semana de março no Bahrein.
No primeiro dia de atividades a McLaren foi a mais rápida com Lando Norris, o britânico ficou no carro da equipe laranja por todo o dia, deu um total de 104 voltas e liderou com 1:19.568 calçando o composto C4 a gama mais macia entre os pneus médios. Ele registrou a volta rápida na sessão da tarde, pela manhã o mais rápido foi Charles Leclerc com os médios (C3).
O foco do dia foi a confiabilidade, o atual campeão Max Verstappen, foi um dos que deu mais voltas em um total de 147. Também foi possível ter o primeiro vislumbre do carro real da Red Bull Racing.
Não foi só a equipe austríaca que deu um grande número de giros! Tanto a Ferrari quanto a Mercedes, chamaram a atenção dos jornalistas presentes pelo nível de confiabilidade e equilíbrio de seus carros. As duas equipes trabalharam com seus dois pilotos: Leclerc/Russell pela manhã e Sainz/Hamilton pela tarde.
Em contra partida a Haas sofreu neste primeiro dia! Pela manhã o carro de Nikita Mazepin teve um vazamento no sistema de refrigeração e só realizou 20 giros, pela tarde Mick Schumacher perdeu uma parte da tampa do motor de seu carro, completando apenas 23 voltas.
Foi possível ver as equipes usando grades de leitura aerodinâmica para coletar dados e teve até mesmo aquelas que usaram peças diferentes entre a manhã e a tarde em seus carros!
O tempo de volta foi a última preocupação para os times que querem ao máximo coletar informações desses novos equipamentos e ver se realizaram a melhor leitura do regulamento atual.