O sábado (04) na Arábia Saudita foi de revira-voltas atrás de revira-voltas! Lewis Hamilton conquistou a pole position, mas não foi do jeito fácil que o público esperava.
No TL3 a Red Bull Racing apareceu muito veloz, com seus dois pilotos andando na ponta com os pneus macios, enquanto a dupla da Mercedes tinha mais problemas em render com esse composto e fazia uma sessão mais focada nos duros.
Hamilton atrapalhou a volta de dois pilotos, Pierre Gasly e Nikita Mazepin, mas a FIA decidiu por uma punição apenas financeira, essa que a RBR já protestou.
A classificação começou agitada, os pilotos faziam fila na saida do pit lane e já começavam a abrir volta, a maioria com os pneus vermelhos. A dupla da Williams foi a primeira a registrar volta. A ponta ficou intercalando entre Verstappen e Hamilton, mas com uma vantagem maior para o holandês.
A estratégia era de um uso maior do composto macio para poderem dar seus giros rápidos, o pneu não correspondia tão rápido ao aquecimento.
A Ferrari vinha muito forte com ambos seus pilotos e a McLaren não ficava muito atrás. Destaque para a Alfa Romeo que conseguiu passar para o Q2!
Os eliminados do Q1 foram:
Nesta segunda parte do treino, os pilotos escolheram em sua maioria o composto médios e nem tentaram outro pneu, ficaram em pista e tentavam varias voltas para melhorar seus registros.
Verstappen mais uma vez vinha mais rápido, em contra parte Carlos Sainz errou em sua primeira tentativa e não conseguiu equilibrar bem o carro para mais tentativas, ele acabou ficando para trás.
Bottas acabou atrapalhando Kimi Raikkonen em uma volta e pode sofrer punição. Hamilton terminou o Q2 sendo o mais rápido, mas precisou dar quase o dobro de volta da dupla da RBR para supera-los.
Grande destaque para Antonio Giovinazzi que ficou entre os dez primeiros, diferente dele outros ficaram de fora:
Mais uma vez com o composto macio, os pilotos agora buscavam suas voltas definitivas, a Mercedes tentou uma estratégia diferente de realizar mais de duas voltas, mas Hamilton em sua primeira tentativa escapou da pista, Bottas veio rápido e conseguiu o P1, mas por pouco tempo. Verstappen logo que entrou na pista diminuiu o tempo o finlandês. Depois das primeira tentativas, Hamilton estava em p3, com Gasly em quarto e Perez em quinto.
O heptacampeão se manteve em pista sem trocar o composto e em sua terceira tentativa assumiu a ponta. Contudo, aquela volta não seria o suficiente para manter a posição já que Verstappen vinha em uma segunda tentativa bem mais rápida, porém o piloto da Red Bull errou no terceiro setor e acertou o muro, nada grave aconteceu com o carro, mas ele ficou sem terminar a volta e Bottas melhorou seu próprio tempo, o que o jogou para terceiro lugar a frente de Charles Leclerc.
Hamilton larga mais uma vez da primeira posição, registrando 103 pole positions na carreira.