O final de semana na Itália vai ter uma cara diferente do comum, isso porquê a Fórmula 1 está testando o formado sprint mais uma vez (já aconteceu em Silverstone), então a programação de sexta-feira (10) começou com o tradicional primeiro treino livre, mas veio seguido da classificação para a sprint (corrida curta) de sábado.
Na primeira sessão, Lewis Hamilton liderou com tranquilidade! Com os pneus médios ele foi o mais rápido em cima de Max Verstappen que calçava os macios. A Aston Martin foi a equipe de meio pelotão que se destacou, com Lance Stroll e Sebastian Vettel entre os dez primeiros. Daniel Ricciardo obteve um bom desempenho e terminou na frente do companheiro de equipe, Lando Norris.
Como o formato do evento é diferente, os pilotos testaram de tudo pela manhã e os três compostos foram vistos em pista, mas o médio foi o priorizado!
Na classificação para a sprint, o favoritismo estava na mão de Hamilton. Ele já começou a sessão liderando o Q1 de forma confortável e tendo seu rival pelo título superado por Norris, que assim como Ricciardo, estava tendo um desempenho fenomenal na McLaren.
George Russell, confirmado como piloto da Mercedes em 2022, conseguiu passar entre os quinze primeiros, em contraparte Yuki Tsunoda teve seu tempo de volta deletado e ficou de fora junto com Latifi, Kubica (que substitui Raikkonen que está com Covind-19) e a dupla da Haas.
As coisas não mudaram tanto de figura no Q2! Hamilton seguiu liderando, com Bottas em segundo e Verstappen batalhando com a dupla da McLaren. Todos usavam o composto macio para dar suas voltas.
Com a pressa de ir para a pista, um acidente quase aconteceu dentro do pitlane envolvendo os carros da Mercedes, Red Bull Racing e Aston Martin, a última liberou seus pilotos na hora errada e por isso foram multados, mas os pilotos não sofreram punições!
Além da multa, a equipe não tive um grande desempenho e ficou de fora dos dez primeiros, junto com Russell, Alonso e Ocon. Destaque para Giovinazzi que leva a Alfa Romeo mais uma vez ao Q3!
As coisas foram mais emboladas no Q3. Em primeira tentativa, Hamilton garantiu a “pole” provisória com pouca diferença para Verstappen, assim como ele não abriu tanta diferença para Norris e Ricciardo. Bottas cometeu um erro e ficou longe das primeiras posições. Foi então que o finlandês tirou uma volta em sua última tentativa superando o companheiro de equipe por 0s096!
Verstappen garantiu a terceira posição, mas sua segunda volta foi ruim e por pouco a posição não ficou com Norris a 23 milésimos. O último vencedor da pista, Pierre Gasly, garantiu um ótimo sexto lugar. Enquanto mais uma vez Sergio Perez fica muito atrás apenas em nono!
Neste sábado acontece o segundo treino livre às 07h e a sprint qualifying, que garante o grid de largada de domingo, às 11h30, no horário de Brasília!