O Grande Prêmio da Holanda neste domingo (05) fez os fãs da Fórmula 1 se questionarem o “porquê” de sua volta depois de tantos anos. Foi talvez um mistura de Mônaco com Paul Ricard que os únicos que se divertiram foram os próprios pilotos.
Na largada, pouca coisas mudou em termos de posição, Max Verstappen largou muito bem, assim como quase todos atrás dele. Os dez primeiros largaram de pneus macios e logo teriam que fazer suas trocas.
Antonio Giovinazzi que começou o dia em sua melhor posição, a sétima, foi ultrapassado depois de algumas voltas por Fernando Alonso e Esteban Ocon. Enquanto isso, lá no fundo do pelotão, Sergio Perez tentava escalar o grid em uma pista com nenhum ponto de ultrapassagem.
As trocas de composto não demoraram a acontecer, quem estava de médio mudou para os duros e os com macio para os médios, em sua maioria. A Mercedes começou parando Lewis Hamilton e buscando um undercut, mas sua parada foi muito ruim. A Red Bull respondeu na volta seguinte e com uma parada muito melhor, continuou a frente, Valtteri Bottas até tentou segurar o holandês, mas tinha os pneus muito gastos e foi ultrapassado, ele então entrou no pit também!
Na troca de George Russell o piloto passou do limite de velocidade dentro do pit e acabaram punidos com cinco segundos.
Sebastian Vettel foi um dos que protagonizou quase um acidente ao rodar em pista, na frente de Bottas que vinha lhe colocando uma volta.
Na volta 40, Hamilton parou mais uma vez e colocou de novo os pneus médios, enquanto Verstappen reagiu colocando os duros. O heptacampeão não conseguia chegar perto o suficiente do rival para tentar qualquer coisa.
No fundo do pelotão, Yuki Tsunoda abandonava por problemas na potência de sua AlphaTauri, em contra parte, Pierre Gasly fazia solida corrida e se mantinha em quarto lugar. Fernando Alonso foi um dos que mais ultrapassou junto com Perez e terminou em sexto, o mexicano saiu da última posição para oitavo.
Antes de acabar a prova a Mercedes ainda parou mais uma vez e armou maior confusão, chamaram Bottas para o pit e colocaram pneus macios em seu carro para ele fazer a volta mais rápida, quando ele voltou para pista foi pedido para que ele não realiza-se ela, mesmo assim o finlandês a fez! Hamilton então foi chamado para o pit com a mesma intenção e ficou com o ponto extra na última volta.
Com esse resultado, Verstappen passa a frente no campeonato e a briga continua em Monza no próximo domingo!