No último domingo (15) no Grande Prêmio da China, Max Verstappen se meteu em problemas mais uma vez e o prejudicado foi o alemão Sebastian Vettel.
A desculpa é a mesma sempre: idade!
Contudo, o discurso não anda convencendo mais! Niki Lauda foi o primeiro a declarar isso abertamente, em entrevista recente o ex-piloto tricampeão mundial, disse que a idade já não é uma questão para Verstappen e sim a falta de inteligência. Lauda é conhecido por seus comentários àcidos, porém, não existe forma de contrariar tal afirmação.
Max pode ter “apenas” vinte anos, mas essa já é sua quarta temporada na Fórmula 1 e ele parece não ter aprendido nada com seus erros. Foram-se três corridas já em 2018 e em todas elas a afobação do holandês lhe trouxe problemas, duas apenas para ele mesmo e agora com Vettel.
O alemão aceitou as desculpas de Verstappen, mas até quando desculpas serão necessárias?
Christian Horner, diretor da RBR, saiu em defesa do piloto. Falando que se lembra o Vettel ter enfrentado os mesmos erros no início da carreira e que acredita que Verstappen mesmo sendo impaciente, vai melhorar.
Outro que já deu muitas declarações sobre o caso é o tetracampeão Lewis Hamilton, que no GP do Barhein teve problemas com Max.
O ex-garoto problema da F1 gosta sempre de afirmar o quando Verstappen é talentoso, mas sem noção. E Hamilton sabe muito bem o que é ser o centro das críticas. Nos seus dois primeiros anos na categoria, o inglês dava muito o que falar por erros grotescos em pista, mas diferente do piloto da RBR, ele causava mais problemas a si mesmo do que a terceiros. E Lewis contava com um trunfo na manga: mentores e guias.
Se nem seu pai, Jos Verstappen, um ex -mediano- piloto, consegue colocar o garoto na linha, quem irá? Horner poderia ser uma aposta, mas ele parece estar mais preocupado em defender seu piloto, do que guia-lo.
O fato é, Max Verstappen se tornou uma ameaça para a competitividade em pista, com um talento incrível, mas pouca responsabilidade, cada vez mais os pilotos têm receio de suas ações.
Se o garoto não entrar na linha talvez o que pudesse ser uma carreira brilhante, vai terminar como a do piloto qual estava sentado naquele banco da RBR antes de Max tomar-lhe o lugar.