Lewis Hamilton lançou nesta terça-feira (13) em parceria com a Real Academia Britânica de Engenharia, a Comissão Hamilton, que prevê criar mais oportunidades para pessoas pretas dentro do esporte a motor.
A parceria acontece desde junho de 2020 quando começaram as pesquisas para entender o porquê dessa ausência e como trabalhar para mudar essa realidade.
Nas pesquisas da Comissão foi concluído que apenas 1% dos funcionários da Fórmula 1 são racializados (de um total de 40 mil).
Entre eles está o Calum Nichols, engenheiro e mecânico da RBR, que deixou seu depoimento para a Comissão Hamilton.
Os depoimentos coletados também mostram a realidade dessas pessoas empregadas na indústria e os desafios que enfrentam em um ambiente predominante branco.
As pesquisas mostram muitos pontos que barram a presença de pessoas pretas dentro do esporte a motor. Desde dificuldades para estudar, conseguir ingressar em uma universidade, até desmotivação pela ausência representativa.
A Comissão também foi atrás das equipes e da própria FIA pedir por iniciativas e futuras ações que elas possam promover para uma maior inclusão no esporte.
Algumas equipes não responderam! McLaren, Mercedes, Williams, Sauber, Haas e Alpine foram as que deram um horizonte.
O CEO da F1, Stefano Domenicali, declarou: “Vamos ter tempo para ler e refletir (sobre a Comissão). Concordamos que precisamos aumentar a diversidade em todo o esporte e anunciaremos mais ações nos próximos dias. Sempre há mais a fazer”.
Com essas pesquisas concluídas foi possível estipular ações que começam desde a infância destas minorias. Lewis Hamilton já estava veiculada com a causa infantil desde 2012 com UNICEF e hoje é Embaixador Educacional pelas Nações Unidas.
“Meu papel aqui não é só competir dentro do meu esporte, mas quero ser capaz de mudar a vida de muitos outros meninos e meninas que se parecem comigo, que talvez não pensaram que poderiam entrar nesta indústria, ter um lugar e serem aceitos nela.” disse o heptacampeão Lewis Hamilton.
Para saber mais dados de pesquisas e ações propostas acesse: The Report — The Hamilton Commission