Barcelona não é conhecida por trazer emoções em pista, mas neste domingo (09) um jogo diferente de estratégia na Mercedes trouxe um pouco de agito.
Na largada deu Max Verstappen assumindo a liderança sobre Lewis Hamilton, enquanto Valtteri Bottas perdia o terceiro lugar para Charles Leclerc. Quem também largou bem foi Mick Schumacher que ultrapassou Yuki Tsunosa e George Russell.
Com um carro mais veloz, Bottas se aproximava consideravelmente de Lerclerc. Ele estava perto de realizar a ultrapassagem, quando uma bandeira amarela foi acionada, o carro de Tsudona apagou completamente, com a AlphaTauri na beira da pista o carro de segurança foi necessário.
A relargada não demorou para acontecer, mas pouca coisa aconteceu. Quem se deu mal foi Fernando Alonso que começou a ser escalado pelos outros pilotos e pariu na décima primeira colocação. Pierre Gasly foi punido em cinco segundos por parar errado na largada.
Depois disso as coisas continuaram as mesmas em pista, era muito difícil ultrapassar e o desgaste dos pneus eram grandes. Gasly foi o primeiro a parar pós safety car na volta vinte, trocou os macios pelos médios e pagou os cinco segundo de punição. Depois disso, outros pilotos começaram suas paradas e arma as estratégias, o que é muito importante em um circuito como o de Barcelona.
Bottas foi o primeiro a parar lá na frente, Verstappen veio logo em seguida, com um pitstop lento, diferente do costumeiro da Red Bull. Hamilton ficou em pista, mas foi atrapalhado por Nikita Mazepin e a vantagem que tentava abrir não foi possível. Ele parou voltas depois a mais de seis segundos do piloto holandês.
No meio do pelotão muita brigas e troca de posição aconteceram, Perez foi um dos que mais recuperou colocações após o pit! Lá na frente Hamilton já estava a menos de dois segundos após cinco voltas, mas ele não conseguiu realizar a ultrapassagem e a Mercedes mudou a estratégia parando mais uma vez, repedindo os pneus médios. O trabalho de Hamilton era tirar mais de 23 segundos que tinha para Verstappen.
Perez depois de muitas tentativas conseguiu a ultrapassagem sobre Daniel Ricciardo e assumiu a quinta colocação. Hamilton lá na frente diminuía a diferença para Verstappen, mas chegou a ser atrapalhado por Bottas, que parou no pit logo depois e calçou os pneus macios, mas o finlandês estava em quarto e precisava passar Leclerc. Não foi difícil e ele logo reassumiu a terceira posição.
Hamilton chegou em Verstappen na volta 59 e conseguiu realizar a ultrapassagem sem mais problemas. A Red Bull então decidiu chamar o piloto para o box e tentar uma volta rápida e conseguiu!
O heptacampeão segurou a vitória até o final e aumenta sua vantagem no campeonato, Verstappen garante segunda colocação e Bottas fecha em terceiro.
Próxima corrida é em Mônaco daqui duas semanas.