O classificatório no sábado (17) prometia ser equilibrado entre a dupla da Mercedes e Max Verstappen, e foi exatamente o que aconteceu.
Mick Schumacher e Nikita Mazepin foram os primeiros a irem para a pista já com os pneus macios, como esperado. Os dois completaram a primeira volta com registro e então os demais pilotos começaram a entrar.
Contudo, ninguém conseguiu fazer muita coisa, Yuki Tsunoda bateu forte com sua AlphaTauri em sua primeira tentativa de giro rápido. A bandeira vermelha foi acionada para retirada do carro, foram poucos minutos para a sessão ser liberada e os pilotos poderem voltar para a pista.
Os pilotos correram contra o tempo e começaram a abrir suas voltas, Valtteri Bottas foi o mais rápido com Verstappen em segundo e Hamilton em terceiro. Foi quando Lando Norris tirou uma grande volta e pulou para segundo.
Algumas voltas foram deletadas como no caso de Sergio Perez, que deu mais uma volta e conseguiu se colocar em quinto. Pierre Gasly também teve que refazer seu giro e se colocou em sétimo. Os dois carros da Williams passaram para o Q2.
Os eliminados da vez foram: dupla da Alfa Romeo, Mazepin e Schumacher.
O Q2 começou agitado, com os pilotos chave saindo de pneus duros: Mercedes e Red Bull. Nesta chave o mais rápido foi Lewis Hamilton, mas ele foi superado por Norris e Leclerc que calçavam os pneus macios.
Na briga para passar ao Q3 a coisa também foi apertada e definida nos segundos finais. Sebastian Vettel foi um dos que ficou para trás junto com Carlos Sainz, a dupla da Williams e Fernando Alonso.
No Q3 todos de macios, na primeira tentativa Hamilton foi o mais rápido, com Verstappen pouco segundos atrás. Bottas seguia os dois quando foi superado por Perez.
Na segunda tentativa, tanto Bottas quando Verstappen erraram, enquanto Hamilton só acelerou. O inglês conquistou sua pole número 99 e Imola se tornou o 30° circuito diferente que o piloto larga na primeira colocação.
Com o erro, Verstappen larga em terceiro, ficando atrás de seu novo companheiro de equipe Perez. Já Bottas ficou apenas em oitavo.
Leclerc e Gasly fecham o top cinco, respectivamente.
A corrida acontece neste domingo (18) as 10h, no horário de Brasília.