A sexta-feira (16) começou agitada em Imola, o sol aparecia, mas a temperatura continuava baixa. Isso não impediu os pilotos de entrarem logo em pista.
Os registros não demoraram a surgir com a liderança passando na mão de vários pilotos como Valtteri Bottas, Kimi Raikkonen e Carlos Sainz. Maioria calçando os pneus duros e alguns com os médios.
Os times focavam em treinos distintos, podendo ver uma Alpha Tauri liderando a sessão com Pierre Gasly por algum tempo, mas era possível notar um maior equilíbrio na Mercedes e Aston Martin.
Muitos pilotos acabaram errando em alguns trechos do circuito, logo que começou a sessão um dos que caiu na brita e rodou em pista foi Nikita Mazepin.
Contudo, ele não foi o único! Yuki Tsunoda e Max Verstappen também protagonizaram seus momentos na brita e Lewis Hamilton na grama.
Passado mais de meia hora e com Sainz na liderança, uma bandeira vermelha foi acionada por uma batida entre Sergio Perez e Esteban Ocon. Charles Leclerc era o único piloto que não tinha registrado tempo ainda.
O treino voltou faltando dez minutos para acabar e os pilotos entraram rápido em pista para tentar coletar mais dados (calçando os pneus macios), já que as sessões agora duram só uma hora e não mais uma hora e meia.
Nas voltas rápidas as coisas foram mais equilibradas, Hamilton chegou a liderar, mas foi superado por Verstappen e Gasly, respectivamente. O inglês recuperou a liderança faltando poucos segundos para o fim da sessão, mas então Bottas apareceu com 1min16s564, 0.041 mais rápido que o companheiro de equipe e terminou o dia na frente. Leclerc conseguiu dar alguns giros e terminou em quarto.
Com a sessão já encerrada, Mazepin bateu forte contra o muro na entrada do pit e mais uma bandeira vermelha entrou em pista.
O segundo treino livre acontece ainda hoje às 9h30, no horário de Brasília.