Lewis Hamilton vence primeira do ano depois de batalha final eletrizante com Verstappen

Vou uma grande show em pista neste primeiro Grande Prêmio em 2021, jogos de estratégias e brigas em pistas marcaram o domingo (28) no Bahrein.

A corrida nem havia começado e problemas já apareciam, a Red Bull Racing de Sergio Perez apagou no meio da pista e a largada teve que ser abortada, mas o mexicano conseguiu voltar para a corrida largando no pit lane.

O início foi limpo, mas o novato Nikita Mazepin rodou sozinho e bateu, o Safety Car teve que entrar em pista, e na relargada Pierre Gasly se enroscou com Daniel Ricciardo e perdeu o bico do carro, conseguiu trocar e voltar para a pista. Enquanto isso, Verstappen abria uma grande vantagem na frente, com Hamilton abrindo em relação ao terceiro colocado.

Valtteri Bottas que largava em terceiro perdeu a posição para Charles Leclerc, mas recuperou após o safety car virtual do acidente do piloto da AlphaTauri.

Muitas outras ultrapassagens foram acontecendo, Leclerc também perdeu o quarto lugar para Norris e Lance Stroll conseguiu pular para o sétimo lugar de Fernando Alonso que passava a ser pressionado por Carlos Sainz. No fundo do grid, Perez escalava o pelotão.

Na volta 12 o pit foi aberto para quem começou a corrida com os pneus macios, Fernando Alonso foi o primeiro a parar e os demais seguiram o bicampeão para calçar o pneu médio. Hamilton também parou, mas pensando em uma estratégia diferente já que ele estava com os médios, o inglês mudou para os duros e vinha rápido.

Bottas parou voltas depois e também colocou os duros, a Red Bull pensou em outra estratégia e demorou para chamar Verstappen que calçou o pneu médio mais uma vez, obrigatoriamente teria que fazer mais uma parada.

Volta vinte completada e Sebastian Vettel era o único sem trocar os pneus e travou uma batalha incrível com Alonso.

Perez fez mais uma parada e voltava a escalar o pelotão ocupando a nona posição. Vettel parou na volta 25 e calçou os duros com a intenção de parar apenas uma vez. Verstappen estava mais rápido e chegava perto de Hamilton, esse por sua vez sem conseguir reagir parou no box e calçou mais uma vez os duros.

Na segunda parada do Bottas as coisas não saíram tão bem, um dos pneus ficou preso e atrasou a troca, o finlandês voltou atrás de Norris e Leclerc. Os dois pararam para a segunda troca e o piloto da Mercedes voltou sua posição original. Alonso enquanto isso abandonava a corrida com problemas nos freios.

Perez assumia a quarta posição, seguido por Sainz, Norris, Leclerc e Ricciardo. Na briga de estratégias, Verstappen seguia na frente com grande vantagem e ainda em condições de se manter em pista.

Faltando dezesseis voltas para o final, a equipe da Red Bull Racing chamou Perez e logo em seguida Verstappen para o box. O holandês veio com o duros a caça de Hamilton que assumiu a liderança com a parada do outro.

Gasly que teve o problema no início da corrida continuava no final do pelotão, já Vettel que demorou para trocar os pneus ocupava a décima segunda colocação.

A batalha pela liderança prometia ser boa no final, Norris ocupava a liderança do resto do pelotão na quarta posição. Vettel bateu na traseira de Ocon, uma bandeira amarela foi acionada, mas ambos os pilotos continuaram na corrida.

Nas últimas voltas aconteceu o duelo de Hamilton e Verstappen, com holandês ganhando a liderança, mas perdendo logo em seguida tendo que devolver a posição por extrapolar os limites de pista, o inglês então reassumiu a colocação e a briga ficou para a última volta, mas o heptacampeão segurou até o final e venceu sua primeira no ano.

Bottas terminou em terceiro com a volta mais rápida do dia, Norris em quarto e Perez fechando o quinto lugar.

Próxima corrida acontece daqui três semanas em Imola, na Itália.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *