Em grande volta, Verstappen conquista primeira pole position no ano

O treino classificatório deste sábado (27) confirmou o favoritismo de Max Verstappen e mais que isso, deixou os fãs da categoria muito empolgados com as disputas que devem acontecer durante o ano.

Os duplas da Williams e da Haas tomaram conta das pista logo que ela foi liberada, os demais pilotos só saíram de seus boxes faltando menos de dez minutos para o Q1 acabar. Todos calçavam o composto macio.

Lewis Hamilton começou liderando, mas foi superado por Verstappen e logo depois pelo novato Yuki Tsunoda. Desde o início da sessão a dupla da AlphaTauri se mostrou forte. Charles Leclerc foi uma grande surpresa quando apareceu na quarta colocação.

Nikita Mazepin foi o grande protagonista do desastre no dia, ele começou em pista rodando e não ficou só nisso, o russo rodou uma segunda vez e atrapalhou o registro de Sebastian Vettel, este por sua vez que também foi atrapalhado por Carlos Sainz e larga em décimo oitavo.

Junto com o alemão ficaram de fora dos quinze primeiros: Esteban Ocon. Nicholas Latifi, Mick Schumacher e Mazepin.

Como esperado, no Q2 os pilotos misturaram os composto entre médios e macios.

A Mercedes parece na vantagem com o composto mais resistente e Hamilton assumiu a liderança da segunda parte do treino. Foi ai que a coisa começou a se embaralhar, com a diferença de composto muitos pilotos passaram a frente do inglês por estarem com os pneus mais rápidos. Uma boa mudança comparado a 2020 que até com os médios Hamilton era o mais rápido.

Daniel Ricciardo e Sergio Perez tiveram seus primeiros tempos deletados por extravasarem limites da pista. O primeiro assumiu o composto macio, já o mexicano se manteve com os médios. A escolha do piloto da McLaren deu certo e Ricciardo conseguiu se classificar, já Perez não.

Foi então que Sainz assumiu a liderança na sessão com Leclerc em segundo, Norris se colocou entre Hamilton e Bottas na quarta colocação. Tsunoda que começou bem o dia, ficou de fora dos de primeiros junto com Giovinazzi, Raikkonen e Russell.

A hora da verdade então chegou, era momento de ver até que ponto uma equipe estava superior a outra em volta lançada. Todos os pilotos entraram em pista com o composto macio. Verstappen começou liderando, mas com pouca vantagem para Hamilton, apenas 0s023. Gasly aparecia na terceira colocação neste primeiros cenário.

Na segunda tentativa, o holandês foi melhor ainda, com todos os setores roxos e com uma volta ruim do heptacampeão, ele conquistou a primeira pole position do ano por 0s388. Bottas ficou em terceiro, com Leclerc e Gasly aparecendo de surpresa para fechar os cinco primeiros, respectivamente.

A dupla da McLaren que vinha de bom desempenho desde a pré-temporada ficou com a sexta e sétima posição.

A corrida acontece neste domingo (28) às 12h, no horário de Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *