Assim como na sessão da tarde de sexta-feira, está manhã de sábado (13) no Bahrein começou com muito vento, areia em pista e menos movimentada.
Fernando Alonso, Nicholas Latifi e Lewis Hamilton foram os primeiros a entrar em pista, tendo o heptacampeão começado seus testes com as grades de aferição aerodinâmica na frente e Alonso com elas atrás. Logo depois Sebastian Vettel entrou em pista, mas não registrou tempo.
Sergio Perez passou a liderar (1:36:113) com sua nova equipe a Red Bull Racing, mas logo foi superado por outros pilotos que começaram a fazer voltas mais rápidas caindo para casa de 34s com o novato Nikita Mazepin, que junto com Carlos Sainz usava o composto médios de pneus.
Passado uma hora de testes Vettel, Antonio Giovinazzi e Daniel Ricciardo ainda não registravam tempo, a liderança era de Carlos Sainz. O tetracampeão entrou tempos depois usando o protótipo da Pirelli de 2022 fazendo altos registros e se mantendo na décima posição.
Fernando Alonso liderou boa parte da segunda hora e só foi superado por Ricciardo que entrou em pista com o composto médio, mas o espanhol ainda voltou a posição mais alta. Enquanto isso Hamilton buscava o equilíbrio no carro que falhou bastante na sexta-feira, ainda com os pneus duros.
Depois de dar apenas seis voltas, a Aston Martin comunicou um problema com a caixa de câmbio de Vettel, motivo pelo qual o alemão não voltou mais para a pista.
O asfalto com areia provocou mais alguns pequenos incidentes, um com Carlos Sainz que escapou de pista e outro com Latifi que chegou a sofrer um pequeno impacto em sua Williams. Contudo, faltando menos de duas horas para o fim da sessão, quem de fato se prejudicou foi Hamilton, o piloto vinha em super volta quando escapou da pista e parou na brita, a bandeira vermelha foi acionada, mas a Mercedes do inglês foi logo removida e o teste retornou.
Os pilotos passaram a usar mais os compostos médios e até macios no final da sessão, Ricciardo pulou a frente de Alonso e terminou o dia em primeiro, Hamilton ainda voltou para a pista, mas terminou apenas em oitavo. Vettel conseguiu voltar a menos de dez minutos para o fim do treino, então manteve sua décima posição.
Não foi uma boa manhã para a Aston Martin, que registrou apenas oito voltas.
Charles Leclerc, que substituía Carlos Sainz, foi o primeiro a ir para a pista na sessão da tarde em Sakhir, ele calçava o protótipo de 2022 da Pirelli. Alguns pilotos começaram a tarde já apostando no composto médio, como no caso de Mick Schumacher que assumiu o banco da Haas pela tarde. O alemão foi rapido em ir para a pista depois de enfrentar problemas no carro na sexta-feira e dar poucos giros.
Já passado meia hora, Valtteri Bottas era o único piloto a não ter entrado em pista, na manhã de sexta-feira o piloto não conseguiu treinar devido problemas com a caixa de câmbio.
Pierre Gasly foi um dos que começou com grande sequencia de voltas, registrando quilometragem, focando em simulação de corrida. Ele, assim como Leclerc e Stroll, treinava com os pneus mais duros.
A Mercedes liberou o carro 77 faltando três minutos para dar uma hora de treinos completa, Bottas deu alguns giros antes de voltar para o pit mais uma vez. Lando Norris também não estava no mesmo ritmo que os demais, passada quase uma hora e meia de sessão o piloto da McLaren tinha registrado menos de dez voltas voltas sem tempos.
Enquanto isso Giovinazzi fazia sua volta mais rápida do dia e pulava para a quarta posição. Perez deixou de fazer simulações de corrida e passou a registrar giros mais rápidos.
Schumacher foi o primeiro a colocar o composto macio entre os pilotos que estavam pela tarde. Norris só conseguiu completar sua primeira volta com tempo quase duas horas depois do início da sessão após trocar seu volante. Com o carro no ponto, o britânico conseguiu assumir a liderança com Giovinazzi na segunda posição.
Indo na contra mão do companheiro de equipe que nem conseguiu treinar nesta manhã, Stroll acumulava bastante voltas e era o oitavo mais rápido faltando menos de uma hora e meia para encerrar as atividades. Seguindo o mesmo exemplo estava Gasly, que conseguiu pular para a terceira posição.
Uma bandeira vermelha foi acionada após um estouro no carro de Perez espalhar detritos na pista, a sessão recomeçou pouco minutos depois.
Na última hora os pilotos começaram a registrar voltas mais rápidas em simulações de classificação com os pneus macios, Giovinazzi chegou a assumir a liderança, mas logo perdeu o posto para Gasly. Leclerc, que fazia um treino mais tímido conseguiu pular para a sexta colocação de médios e Bottas em quarto com o protótipo de 2022.
Depois de pequena disputa pela primeira posição quem ficou com o posto foi Bottas que trouxe uma pequena luz após um dia e meio ruim para a Mercedes. Gasly terminou m segundo, com Stroll na terceira posição.
Neste domingo (14) acontece o último dia de sessões da pré-temporada de 2021 da Fórmula 1.