Max Verstappen vence a última do ano sem ser ameaçado e Bottas garante vice

O Grande Prêmio de Abu Dhabi encerrou a temporada de 2020 neste domingo (13) e começou da maneira mais limpa possível. Durante a largada nenhum toque aconteceu, e apenas algumas poucas posições mudaram, entre eles Sebastian Vettel (que está de despedida da Ferrari) conseguiu a posição de Charles Leclerc e Esteban Ocon que ultrapassou Pierre Gasly, mas o piloto da Alpha Tauri conseguiu recuperar a nona posição depois.

Na frente, Max Verstappen conseguia abrir bem em relação a dupla da Mercedes, enquanto Alexander Albon vinha na cola de Lando Norris pela quarta posição. Ele conseguiu a ultrapassagem já na sexta volta!

No fundo do pelotão, Sergio Perez fazia corrida de recuperação após largar nas últimas posições por uma punição. Contudo, o carro do mexicano quebrou e ele teve que abandonar o que pode ter sido sua última corrida na Fórmula 1.

Com isso o virtual safety car entrou em pista e muitos pilotos mudaram para o pneu duro, Lewis Hamilton foi contra, mas seguiu a ordem da equipe. Só a dupla da Alfa Romeo e Leclerc estavam com os pneus médios. Depois de algumas trocadas, o safety car físico foi acionado.

O carro de segurança saiu na volta 13, mas nenhuma troca de posições aconteceu. Verstappen seguia a frente, no meio do bolo Carlos Sainz conseguiu ultrapassar Leclerc pela oitava colocação na volta seguinte e passou três voltas depois passou Vettel.

Ricciardo, Vettel, Leclerc, Magnussen e Giovinazzi eram os únicos em pista a não terem parado durante o regime de safety car.

Com os pneus médios e usados, o monegasco da Ferrari ainda foi ultrapassada por Lance Stroll e Gasly, tendo ainda Ocon forte vindo atrás.

Com 22 voltas completas as posições eram: Verstappen, Bottas, Hamilton, Albon, Ricciardo, Norris, Sainz, Vettel, Stroll, Gasly.

Na volta seguinte, Leclerc por fim fez sua parada trocando o composto médio pelos duros. Por um tempo nenhuma ultrapassagem ocorreu devido a abertura de distância que todos os pilotos tinham de um para outro.

Após um erro de Stroll, Gasly que vinha atrás conseguiu reduzir a distância na briga pela nona colocação, ao mesmo tempo que Vettel não tinha ritmo e estava a frente dos dois sendo ameaçado por ambos. O piloto da Alpha Tauri se deu melhor e passou os dois a sua frente saltando para oitavo.

Depois de 36 voltas com os pneus duros, Vettel entrou no box para fazer sua primeira e possivelmente unica troca da prova. Enquanto Ricciardo permanecia em quinto sendo o único a não parar.

Foi apenas na volta 40 que o australiano parou e voltou em sétimo lugar, com Gasly bem perto, mas tendo a vantagem dos pneus novos. Ele não conseguiu o ataque, e o ritmo da corrida de modo geral caiu.

Os pilotos tinham dificuldade em se aproximar e no caso de Verstappen, ele conseguia jogar bem com os retardatários, enquanto Bottas tinha mais dificuldade e ia ficando para trás.

Albon chegou a melhorar o ritmo em comparação as Mercedes e ia diminuindo para Hamilton, chegou a ficar a menos de 1s5, mas não conseguiu chegar rápido o suficiente.

Sem qualquer ameaça Max Verstappen ganha sua segunda corrida em 2020, com ele Bottas chega em segundo e garante o vice no campeonato, com o heptacampeão em terceiro.

Com o resultado a McLaren garante o terceiro lugar no mundial de construtores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *