O treino classificatório neste sábado (05) começou com grande expectativa por parte dos fãs que queriam ver se George Russell conquistaria sua primeira pole position da carreira. A luta pela primeira posição estava entre ele, Valtteri Bottas e Max Verstappen.
Quem abriu as atividades no Bahrein foi o brasileiro Pietro Fittipaldi, que com o equipamento que tinha e a falta de adaptação com o carro, não conseguiu sair das últimas colocações.
A Mercedes colocou seus pilotos em pista com o composto médio, enquanto os demais faziam seus giros com os pneus macios, tirando Carlos Sainz que registrou tempo com os duros. Devido a escolha eles foram ficando para trás: Verstappen, Pérez, Ricciardo, Bottas, Albon, Stroll, Russell, Kvyat, Norris e Leclerc, até trocarem e calçarem os macios assim como todos e Bottas passou para a primeira colocação.
Norris, que teve sua primeira volta anulada, conseguiu se classificar para a segunda parte da sessão em quarto. Enquanto Alexander Albon quase ficou de fora dos quinze primeiros.
Os eliminados foram:
No Q2 os pilotos se dividiram entre o composto médios e macios, tendo a dupla da Ferrari, Mercedes e Renault calçado os pneus menos aderentes. Bottas liderava com Russell em segundo e Verstappen na terceira posição, quando Sérgio Perez apareceu de surpresa na primeira colocação.
E assim ficou até os dois minutos finais quando os pilotos entraram para mais uma tentativa. Verstappen pulou a frente com o pneu macio e Sebastian Vettel abortou sua volta com os médios, ficando fora dos dez primeiros, assim como Norris que errou em sua tentativa e ficou com a décima quinta posição.
A maior surpresa foi Albon fora do Q3 depois de estar tão perto de Verstappen nas sessões livres.
Como de praxe, quase todos os pilotos foram para a pista com o composto macio na última parte da sessão. Apenas as Alpha Tauris estavam com o composto médios.
Na primeira tentativa a Mercedes tomou a ponta com Bottas, mas logo que os demais pilotos fizeram seus registro ele foi ficando para trás e Verstappen tomava a ponta com Charles Leclerc em segundo. Contudo, a dupla da equipe alemão tentou mais um giro e os dois subiram para as primeiras colocações mais uma vez, tendo o finlandês conseguido a pole provisória.
E nada mudou depois disso, as voltas finais foram lentas para a maioria e Leclerc nem ao menos tentou um novo giro.
Valtteri Bottas conquista a pole position em Sakhir, com Russell completando a dobradinha da Mercedes e Verstappen em terceiro.
A corrida acontece neste domingo (06) às 14h10 no horário de Brasília.