Livres de testarem os pneus de 2021 da Pirelli, as equipes não correram para a pista neste TL3 de sábado (28). A sessão começou bem lenta, com os pilotos fora de seus carros e só alguns no asfalto.
Os primeiros a entrar foram a dupla da Haas, Nicholas Latifi e Kimi Raikkonen que assumia a primeira posição.
Passado os primeiros vinte minutos do treino, as equipes começaram a mandar todos os pilotos para seus giros, A liderança foi passando de mão em mão entre Antonio Giovinazzi, Lando Norris, Alex Albon, Pierre Gasly e Sergio Perez.
O mexicano só saiu da posição quando Max Verstappen registrou seu tempo de 1min29s617. Lewis Hamilton, diferente do TL2 começou seu dia melhor e já assumia a segunda posição atrás do holandês.
Todos eles treinavam com o composto macio.
Quem não estava bem em relação a seus companheiros eram Valtteri Bottas, apenas o décimo e Sebastian Vettel em décimo nono, enquanto Charles Leclerc aparecia em oitavo.
Contudo, o finlandês tentou mais algumas vezes e em uma volta sem falhas jogou Verstappen, que estava no box com problemas no DRS, para a segunda colocação.
A liderança não ficou muito tempo nas mãos do piloto, Hamilton assumiu a ponta depois de mais um giro. Faltando 12 minutos para o fim do treino e as colocações eram: Hamilton, Bottas, Verstappen, Perez, Gasly, Albon, Ocon, Norris, Leclerc, Russel.
Com o problema arrumado, Verstappen voltou a pista e ficou com a liderança definitivamente. A essa altura quase todos os pilotos estavam no asfalto tentando melhorar seus registros fazendo simulações de classificação, Albon foi um dos que conseguiu e assumiu a quarta posição, já Leclerc errou e se manteve na colocação que estava, caindo posteriormente com o registro dos outros pilotos. Vettel que até então estava em último, conseguiu melhorar e pula para décimo.
No final da sessão os pilotos passaram a ensaiar largada, Hamilton não teve tempo de faze-lo após passar um tempo no box arrumando algum problema elétrico em sua Mercedes.
Sem mais tempos para computar, Verstappen garante a liderança com Hamilton em segundo e Bottas em terceiro.
O treino classificatório é logo mais às 11h, no horário de Brasília.