O treino classificatório deste sábado (14) na Turquia foi embaixo de chuva e com o óleo da pista que deixou tudo mais complicado, imprevisível e cheio de surpresas.
No Q1 os pilotos se dividiram usando os pneus intermediários e de chuva extrema. Quem arriscou os intermediários não se deram tão bem. Os registros ficaram na casa dos dois minutos, tendo Esteban Ocon na liderança com Bottas em segundo e Stroll em terceiro.
Max Verstappen que liderou todas as sessões estava na beirada da zona de eliminação quando a bandeira vermelha foi acionada.
Quase uma hora depois os pilotos puderam retornar ao asfalto, mas foi por pouco tempo, Romain Grosjean caiu na brita e mais uma bandeira vermelha foi acionada. O tempo de espera foi menor desta vez, e quando eles voltaram a fazer seus giros, Verstappen assumiu a liderança.
A dupla da Mercedes continuava sofrendo com as condições do circuito, diferente dos pilotos da Alfa Romeo que vinham redendo bem.
O eliminados foram:
No Q2 a pista já estava dando mais oportunidade de baixar o tempo, a cada giro os registro caiam. Os dois pilotos da McLaren foram os únicos a usar o composto intermediário contra os de chuva extrema dos demais.
A Red Bull Racing mais uma vez era referência e se colocava nas primeiras colocações. Na luta para de manter entre os dez primeiros estavam Leclerc, Vettel e Gasly, mas nenhum teve sucesso.
Juntos com eles foram também ficaram de fora a dupla da Mclaren:
Destaque para a Alfa Romeo que colocou ambos os carros no Q3!
A última parte do treino foi inteiramente sem chuva, tantos os pneus de chuva extrema quanto os intermediários foram usados e quem apareceu para liderar foi Sergio Perez.
Verstappen que vinha com os pneus de chuva, trocou pelos mesmo intermediários da Racing Point, mas não teve o mesmo resultado, ele larga em segundo atrás de Lance Stroll.
Stroll por sua vez conseguiu uma grande volta para conquistar sua primeira pole position na carreira e seu companheiro de equipe, que começou o Q3 na liderança, larga em terceiro!
Pela primeira vez a Mercedes não larga da primeira posição em 2020, Hamilton terminou o dia em sexto e Bottas em oitavo.
Após a conclusão da sessão, algumas mudanças no grid ainda ocorreram, muitos pilotos foram investigados por possivelmente terem ignorado uma bandeira amarela, até mesmo o pole ficou sob investigação, mas nenhum foi punido.
Já Norris e Russell, que ignoraram um regime de bandeira amarela dupla perderam cinco posições e Carlos Sainz perdeu três colocações por bloquear Perez no Q2.
A corrida promete ser emocionante neste domingo (15) às 7h no horário de Brasília.