O sábado (12) começou com mais um treino de Mugello em que Valtteri Bottas liderou, deixando o piloto como favorito a pole position.
Mesmo sendo a sessão mais curta os pilotos demoraram quase 20 minutos para entrar em pista. Bottas foi o único que deu uma volta no início do treino e estacionou na liderança, já com o composto macio.
A utilização dos pneus mais rápidos no TL3 é bem comum, mas só a Mercedes e Kimi Raikkonen optaram por usá-los no início da sessão.
Charles Leclerc chegou a marcar a segunda volta mais rápida, mas foi superado por Lance Stroll logo depois e também por Lewis Hamilton que pulou para a primeira colocação.
Max Verstappen, que só deu seu giro meia hora após o início do treino, conseguiu já pular para a segunda colocação com o composto médio, não satisfeito, ele fez mais uma tentativa e pulou para a ponta.
Lando Norris que sofreu com uma batida na segunda sessão era visto apenas em décimo quarto.
Depois da pequena pausa no box começou a segunda rodada de voltas, agora todos com o composto macio.
Quem se deu melhor foi Bottas, Hamilton ficou 0s083 do finlandês, com Verstappen em terceiro ainda com o tempo dele de pneu médio.
A dupla da Ferrari conseguiu uma boa volta com Leclerc em quarto e Vettel em sexto. O primeiro foi superado por Pierre Gasly que ficou a menos de 0s700 de Bottas.
Na tentativa de Verstappen, o holandês conseguiu melhorar seu tempo e fazer o terceiro setor mais rápido, assim pulou para a segunda posição.
Faltando dois minutos para terminar o treino os pilotos começaram seus treinos de largada e nada mais mudou.
Bottas termina mais uma vez na frente e vem forte para a classificação ainda hoje às 10h no horário de Brasília.