O sábado (05) em Monza começou bem intenso em pista, bandeira vermelha, erros, atrapalhadas e voltas rápidas marcaram a manhã.
O treino livre número 3 na Itália foi ter seu primeiro registro quase vinte minutos depois do início da sessão com Carlos Sainz, antes disso apenas um ou dois pilotos deram algumas voltas.
Com o espanhol liderando a pista todos pilotos foram para o circuito também.
A liderança passou por Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e até Max Verstappen, que não estava tendo um bom desempenho nos primeiros tls devido a batida que deu pela manhã de sexta.
Enquanto Hamilton liderava e Bottas o seguia, a terceira colocação foi bem disputada, Pierre Gasly foi um dos que ficou na posição, depois superado por Ocon que estacionou lá por um tempo.
Em sua grande maioria, os pilotos usavam o composto macios, mas alguns calçavam os médios que foi o caso de Verstappen quando fez sua volta rápida e pulou para a primeira colocação.
A vinte minutos do fim do treino, as equipes recolheram os carros para o box se preparando para a segunda e últimas tentativas de giros. Em termos de tempo, o primeiro colocado (Verstappen) estava separado do décimo primeiro (Albon) apenas por menos de um segundo.
A dupla da Mercedes foi a primeira a entrar em pista para a segunda rodada de voltas. Bottas conseguiu pular para a primeira colocação superando Hamilton em 0s350, que errou em suas tentativas.
A Ferrari continuava sofrendo, em suas voltas Sebastian Vettel registrou o nono tempo e Leclerc o sexto, mas ambos foram perdendo posições enquanto os outros pilotos concluíram seus giros.
Assim como no treino anterior, Lando Norris realizou uma excelente volta e pulou para a segunda posição.
Regime de bandeira vermelha foi imposta em pista após o carro de Daniel Ricciardo apagar no asfalto, o australiano antes disso marcou a terceira melhor volta.
A sessão voltou faltando apenas dois minutos para acabar, e os pilotos se amontuaram no circuito para dar o giro final. Carlos Sainz que estava em décimo sétimo pulou para segundo.
Concluído assim Bottas na liderança e a dupla da Mclaren fechando os três primeiros.
O treino classificatório acontece hoje às 10h no horário de Brasília.