Quem diria que teria tanta coisa para falar desta corrida? Para os que não sabem, o circuito britânico é meu favorito, mas neste domingo (02) parecia que a corrida ia ser pura monotonia.
E seria mesmo, se não fossem as últimas quatro voltas!
Ultrapassagens:
O circuito de Silverstone é conhecido por suas curvas de alta velocidade que proporcionam bons pontos de ultrapassagem. Contudo, nesta corrida a coisa foi diferente!
Muitas ultrapassagens foram realizadas, mas nada constante. Tanto que foram dois SC em pista com relargadas que poucas coisas aconteceram, mas quem de fato realizou as ultrapassagens deu show.
Posições de destaque:
Dentro desses shows alguns pilotos valem ser ressaltados, mais propriamente entre o quarto colocado até o oitavo.
Pierre Gasly, que nem para o Q3 passou no classificatório, fez uma performance louvável e terminou em P7. Alexander Albon também largou longe dos dez primeiros e ainda foi punido com cinco segundos na corrida, mesmo assim ele terminou da oitava posição.
Ricciardo, Ocon e Norris foram outros que fizeram presença e tiveram momentos de destaque no GP.
Acidentes:
A prova protagonizou alguns acidentes fortes, começando por Kevin Magnussen, logo depois Daniil Kvyat e por último Kimi Raikkonen. No caso do russo, ficou o suspense sobre o que ocorreu, pelas imagens o que parece é que algo furou o pneu traseiro direito do carro da Alpha Tauri, o caso também está sendo investigado.
Pode ter sido realmente um detrito ou até mesmo um problema com aquela goma da Pirelli.
Os pneus e estratégias:
A estrategia da maioria dos pilotos foi aproveitar o Safety Car e já fazer suas trocas, cedo demais! Isso causou uma confusão que deu luz ao final da corrida que até então estava morna.
Tanto Bottas quanto Sainz estavam comentando por rádio sobre vibrações no carro, o que era um sinal bem ruim. Já Hamilton (famoso por sempre reclamar dos pneus) disse que não entendeu porque o pneu dele estourou, já que parecia que tudo estava bem.
Isso abriu várias possibilidades de que um problema externo na pista tenha causado esse furos, de qualquer forma a Pirelli vai investigar. E a próxima corrida promete mais tensão já que os pneus serão mais macios que os atuais. A estrategia de paradas deve mudar!
A vitória de Hamilton:
Eu não vi Ayrton Senna ganhar sem marcha, mas eu vi Lewis Hamilton ganhar com três pneus. Obviamente não são situações comparáveis, mas eu tenho a maturidade de apreciar os dois e achar ambos incríveis.
Ele teve a “sorte” da Red Bull Racing chamar Verstappen, mas não tira o mérito de levar o carro sem pneu até o final em um circuito como Silverstone sem quebrar a suspensão do mesmo.
A Mercedes liberou nesta segunda (03) o dado de velocidade do piloto com o pneu furado que alcançou 200 km/h, o que deixa o feito mais incrível.
Conclusão:
A corrida de modo geral foi talvez a mais “fraca” em comparação aos três grande prêmios anteriores, até que as últimas quatro voltas acontecessem.
O fato do Bottas ter ficado fora da zona de pontuação, exaltamos o Vettel por conseguir segurar o cara em um Mercedes com pneus novos durante a volta final, dá uma vantagem de 30 ponto para o hexacampeão. Em um campeonato curto é uma disparada de pontos importantes e até decisivos se formos pensar que infortúnios assim não devem se repetir muito com a dupla.
No próximo final de semana a corrida acontece novamente em Silverstone, e sendo o berço da Fórmula 1, vai ser a corrida de celebração dos 70 anos da categoria.