Foi a corrida perfeita para o hexacampeão Lewis Hamilton, pole position número 90, volta mais rápida e vitória sem qualquer ameaça!
A chuva tão prometida chegou na Hungria neste domingo (19), e a corrida nem tinha começado quando Max Verstappen bateu o carro na volta de apresentação e prejudicou bastante o mesmo.
A equipe da Red Bull Racing foi rápida em resolver os problemas de Verstappen, e ele em sétimo fez uma incrível largada. Diferente de Valtteri Bottas que de segundo perdeu seis posições.
A chuva que apareceu no início da corrida, já se escondia e os pneus intermediários de nada serviam. Charles Leclerc e Bottas foram os primeiros a parar para colocar os pneus de pista seca. O monegasco foi o único a calçar os macios.
Depois deles a porteira foi aberta, e todos os carros começaram a fazer suas trocas, vantagem para a dupla da Haas que desde o início da corrida estava sem os pneus de chuva.
No meio dessas trocas, Carlos Sainz e Latifi se enroscaram na saída do box, o piloto da Williams foi punido com cinco segundos.
Com os carros todos grudados em pista, as ultrapassagens começaram a acontecer. A mais expressiva foi a batalha entre Bottas e Leclerc, o piloto da Ferrari se defendeu bem, enquanto o finlandês errava e passava a se defender de Vettel atrás.
O carro da Mercedes realizou a ultrapassagem um tempo depois, e o tetracampeão se aproximava do companheiro de equipe, mas também errou e foi ultrapassado por Albon! A partir dai foi uma caça tripla entre Leclerc, Albon e Vettel. Com o monegasco sofrendo pelo composto macio em seu carro, os dois outros conseguiram ultrapassar, mas tempos depois.
Enquanto isso, Pierre Gasly abandonava com aqueles problemas já vistos no TL1 da Hungria.
Leclerc não aguentou com os pneus macios e a chuva não chegou, precisou parar no box e calçou os pneus duros. Hamilton abria cada vez mais lá na frente e já estava a um minuto a frente do décimo colocado, Daniel Ricciardo.
Protagonista de mais uma disputa, o piloto mais novo da Ferrari tentava ultrapassa Norris na décima terceira segunda. E ambos deram um show, resultado na ultrapassagem de Leclerc.
Uma leve chuva começou a aparecer por fim no circuito, mas nada que obrigasse alguém a parar e calçar o composto de chuva. Por isso as equipes optaram por começar uma nova rodada de trocas de pneus, nisso Bottas conquistou a terceira colocação, enquanto Verstappen se mantinha na segunda já usando os pneus duros.
E a batalha entre eles foi travada, foram quase dez voltas para o finlandês chegar no piloto da RBR, mas nem tentou uma ultrapassagem em pista. Entrou mais uma vez para o box com uma estratégia diferente.
Hamilton seguia lá na frente, ainda sem trocar os pneus e com possibilidade de ir até o fim com eles.
A quinta posição de Vettel também era ameaçada por Albon, que conseguiu chegar faltando quatro voltas para o final e realizar a ultrapassagem, nesse meio tempo Hamilton fez sua parada e trocou pelos pneus macios para fazer a volta mais rápida da corrida.
Faltando uma volta para o final da prova, Bottas chegou em Verstappen, mas não realizou a ultrapassagem. Depois da batida no início da corrida o holandês ainda conseguiu a segunda colocação!
Com esse resultado, Hamilton assume a liderança do campeonato.
A Fórmula 1 descansa por uma semana e volta logo mais com o GP de Silverstone.