A sexta-feira (17) começou seca na Hungria, mas com muito vento e previsão de chuva final de semana inteiro.
Diferente do que era de se imaginar, que os pilotos correriam para pista a tempo de treinar antes da chuva começar, o treino começou bem parado.
Um ou outro piloto deram um primeiro giro, mas só Max Verstappen registrou volta.
A dupla da Mercedes então entrou no circuito de Budapeste já calçando os pneus macios, holandês vinha com os pneus duros, o que fez Valtteri Bottas assumir a liderança com Lewis Hamilton na segunda posição.
Depois disso foi dada a largada na busca por uma boa volta, a maioria dos pilotos foram para a pista e com compostos bem misturados.
Nesse meio tempo Hamilton pulou para a primeira colocação e Sérgio Perez aparecia em terceiro com um surpreendente Latifi em quarto.
Daniil Kvyat foi quem alertou que a chuva prevista começou a chegar, mas de forma leve, bem pouco visível ao telespectador.
Algumas equipes permaneceram em pista, mas não por muito tempo. Faltando 50 minutos para o final da sessão todos se recolheram ao box.
Romain Grosjean foi o primeiro a sair do pit lane, quase dez minutos depois dos pilotos terem se recolhido. Muitos outros voltaram a dar seus giros, sendo um deles Bottas que retomou sua primeira colocação nos tempos.
Já a dupla da Ferrari estava em um dia corriqueiro de 2020, nenhum deles conseguiu nem ao menos entrar no top 5. Faltando menos de meia hora para o final Sebastian Vettel ocupava a sexta colocação e Charles Leclerc a oitava, posteriormente melhorando uma colocação.
Pierre Gasly até então era o único a não ter entrado na pista, o francês tinha seu carro na garagem sendo examinado pelos mecânicos.
Verstappen não conseguia melhorar seu tempo e até foi atrapalhado algumas vezes por Latifi em suas tentativas. O piloto da Red Bull Racing ocupava a oitava posição e o carro não parecia bom o suficiente para melhorar aquilo.
Hamilton voltou a primeira colocação após dar uma grande volta com o composto duro, depois disso pouca coisa mudou nas no quatro de tempos, Racing Point continuava na sequência da Mercedes, com Daniel Ricciardo logo em seguida na quinta colocação.
Vettel e Leclerc ainda atentaram melhor seus registros, mas ficaram com a sexta e setima colocação, respectivamente.
Lando Norris e Esteban Ocon comentavam os dez primeiros.
Sem grandes emoções o TL1 terminou na Hungria, mas às 10h tem mais na segunda sessão!